Entrevista com Maria Isabel da Cunha

trajetória pessoal e profissional durante a ditadura militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.52890

Palavras-chave:

educação na ditadura, formação para a cidadania, governos ditatoriais

Resumo

Nesta entrevista com Maria Isabel da Cunha, realizada em maio de 2024, mediante troca de e-mails e ligações telefônicas, busca-se compartilhar aspectos da trajetória pessoal e profissional da educadora no contexto da ditadura militar, que assolou o Brasil das décadas de 1960 a 1980.  Nascer em uma família com muitas mulheres professoras a levou ao Curso Normal e ao exercício do magistério como profissão. Maria Isabel cursou primeiro a graduação em Ciências Sociais e depois em Pedagogia, atuou na educação básica e no ensino superior. Viveu, dentro das escolas, as mudanças trazidas pelas marcantes legislações educacionais de 1968 e 1971. Todo esse processo formativo e inserção no campo de trabalho se deram em plena ditadura, possibilitando à entrevistada desenvolver uma perspectiva crítica sobre o papel da educação e ressignificar a sala de aula. Maria Isabel nos chama a atenção para a não neutralidade do conhecimento, o papel emancipatório da escola, o comprometimento docente com as causas da democracia e as responsabilidades do Estado. E conclui refletindo sobre a importância do esperançar, conforme ensinado por Paulo Freire, e do educar como ato de repartir conhecimentos, afetos e experiências.

Biografia do Autor

  • Maria Isabel da Cunha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

    Possui graduação em Ciências Sociais e em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É docente colaboradora no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É docente convidada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É Pesquisadora Sênior do CNPq.

  • Maria Antonia Ramos de Azevedo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Rio Claro, SP, Brasil.

    Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com especialização em Psicopedagogia, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutora em Pedagogia Universitária pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foi Vice-Diretora do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, no período de 2015 a 2019, Campus de Rio Claro, onde é professora na área de Didática. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (GEPPU/UNESP) certificado no CNPq.

Referências

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Revogada pela Lei nº 9.394, de 20.12.1996. Diário Oficial da união, Brasília, DF, 11 de agosto de 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Revogada pela Lei nº 9.394, de 1996, com exceção do artigo 16, alterado pela Lei nº 9.192, de 1995. Diário Oficial da união, Brasília, DF, 11 de agosto de 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.

Seção especial: Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964

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Publicado

22-11-2024

Edição

Seção

Entrevistas seção especial: Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964

Como Citar

Entrevista com Maria Isabel da Cunha: trajetória pessoal e profissional durante a ditadura militar. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–12, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.52890. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/52890. Acesso em: 22 dez. 2024.