Entrevista com Maria Isabel da Cunha
trajetória pessoal e profissional durante a ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.52890Palavras-chave:
educação na ditadura, formação para a cidadania, governos ditatoriaisResumo
Nesta entrevista com Maria Isabel da Cunha, realizada em maio de 2024, mediante troca de e-mails e ligações telefônicas, busca-se compartilhar aspectos da trajetória pessoal e profissional da educadora no contexto da ditadura militar, que assolou o Brasil das décadas de 1960 a 1980. Nascer em uma família com muitas mulheres professoras a levou ao Curso Normal e ao exercício do magistério como profissão. Maria Isabel cursou primeiro a graduação em Ciências Sociais e depois em Pedagogia, atuou na educação básica e no ensino superior. Viveu, dentro das escolas, as mudanças trazidas pelas marcantes legislações educacionais de 1968 e 1971. Todo esse processo formativo e inserção no campo de trabalho se deram em plena ditadura, possibilitando à entrevistada desenvolver uma perspectiva crítica sobre o papel da educação e ressignificar a sala de aula. Maria Isabel nos chama a atenção para a não neutralidade do conhecimento, o papel emancipatório da escola, o comprometimento docente com as causas da democracia e as responsabilidades do Estado. E conclui refletindo sobre a importância do esperançar, conforme ensinado por Paulo Freire, e do educar como ato de repartir conhecimentos, afetos e experiências.
Referências
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Revogada pela Lei nº 9.394, de 20.12.1996. Diário Oficial da união, Brasília, DF, 11 de agosto de 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Revogada pela Lei nº 9.394, de 1996, com exceção do artigo 16, alterado pela Lei nº 9.192, de 1995. Diário Oficial da união, Brasília, DF, 11 de agosto de 1971. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Isabel da Cunha, Maria Antonia Ramos de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).