A formação para a prática docente segundo professores de um curso de graduação em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.55225Palavras-chave:
educação, enfermagem, educação em enfermagem, programas de graduação em enfermagem, currículoResumo
Introdução: o presente estudo tem como enfoque o curso de graduação de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública no interior do Amazonas, Brasil, especificamente, como a abordagem à educação é apresentada na formação de enfermeiros e quais as concepções adquiridas acerca da temática por docentes da graduação. Objetivo: investigar como se dá a inserção da educação para a prática docente na formação de enfermeiros segundo docentes de um curso de graduação em Enfermagem. Método: pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa realizada com nove docentes de Enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior pública do Amazonas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas visando explorar como a formação docente é incorporada na prática educativa de enfermeiros. A técnica escolhida para análise dos dados qualitativos foi a análise de conteúdo na modalidade análise temática. Resultados: o aprimoramento para a docência é um processo contínuo existindo lacunas pedagógicas que dificultam a inserção de enfermeiros na docência; a monitoria ainda na graduação é um elemento precursor para a escolha da carreira docente; torna-se necessário capacitações pedagógicas e qualificações específicas que abordem a prática pedagógica para estes docentes. Conclusão: experiências vivenciadas durante a graduação, tais como a monitoria, tem se mostrado preditora valiosa para a escolha da carreira docente, no entanto, por se tratar de uma profissão com caráter assistencialista, esta, por sua vez, não prepara os profissionais para a carreira docente, fazendo com que existam lacunas pedagógicas na graduação de Enfermagem.
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