As fronteiras entre a arquitetura e o ensino de estruturas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.59070Palavras-chave:
ensino de arquitetura, linguagem arquitetônica, resistência dos materiaisResumo
Esta resenha analisa o livro The Structural Basis of Architecture dos autores Bjørn N. Sandaker, professor da Escola de Arquitetura e Design de Oslo e da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega; Arne P. Eggen, professor emérito da Escola de Arquitetura e Design de Oslo; e Mark R. Cruvellier, professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Cornell. O livro passou por uma nova edição, publicada pela Routledge em 2019, trazendo um projeto gráfico colorido, completamente reformulado, com acréscimos e atualizações em seu conteúdo. A obra se mostra muito interessante ao explorar o entrelaçamento entre os aspectos mecânicos e espaciais das estruturas, tanto como material para disciplinas iniciais em cursos de Arquitetura quanto como fonte de consulta para profissionais da área de projeto em busca de referências criativas.
Downloads
Referências
SANDAKER, Bjørn N.; EGGEN, Arne P.; CRUVELLIER, Mark R. The Structural Basis of Architecture. 3. ed. New York: Routledge, 2019.
ENGEL, Heino. Sistemas de Estruturas. São Paulo: Hemus Editora Limitada, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Otávio Augusto Alves da Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

























