As fronteiras entre a arquitetura e o ensino de estruturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.59070

Palavras-chave:

ensino de arquitetura, linguagem arquitetônica, resistência dos materiais

Resumo

Esta resenha analisa o livro The Structural Basis of Architecture dos autores Bjørn N. Sandaker, professor da Escola de Arquitetura e Design de Oslo e da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega; Arne P. Eggen, professor emérito da Escola de Arquitetura e Design de Oslo; e Mark R. Cruvellier, professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Cornell. O livro passou por uma nova edição, publicada pela Routledge em 2019, trazendo um projeto gráfico colorido, completamente reformulado, com acréscimos e atualizações em seu conteúdo. A obra se mostra muito interessante ao explorar o entrelaçamento entre os aspectos mecânicos e espaciais das estruturas, tanto como material para disciplinas iniciais em cursos de Arquitetura quanto como fonte de consulta para profissionais da área de projeto em busca de referências criativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Otávio Augusto Alves da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor, mestre e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado C1 do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador vinculado ao CORE (Center for Optimization and Reliability in Engineering) do Departamento de Engenharia Civil e colaborador no LABPROJ (Laboratório de Projetos) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

Referências

SANDAKER, Bjørn N.; EGGEN, Arne P.; CRUVELLIER, Mark R. The Structural Basis of Architecture. 3. ed. New York: Routledge, 2019.

ENGEL, Heino. Sistemas de Estruturas. São Paulo: Hemus Editora Limitada, 1981.

Downloads

Publicado

26-11-2025

Edição

Seção

Resenhas

Como Citar

SILVEIRA, Otávio Augusto Alves da. As fronteiras entre a arquitetura e o ensino de estruturas. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 15, p. 1–7, 2025. DOI: 10.35699/2237-5864.2025.59070. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/59070. Acesso em: 7 dez. 2025.