Entre a técnica e a política: inteligência artificial e ensino superior
entrevista com o Prof. Dr. Rafael Evangelista
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.59094Palavras-chave:
inteligência artificial, educação superior, soberania digital, apropriação tecnológica comunitáriaResumo
Rafael Evangelista é doutor em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua como professor e pesquisador no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). É cofundador da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits) e integra o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) como representante da comunidade científica e tecnológica, contribuindo ativamente para debates sobre regulação, soberania digital e tecnologias da informação. Nesta entrevista, conduzida pelo doutor Leonardo Ribeiro da Cruz, Rafael Evangelista reflete sobre os impactos da inteligência artificial no ensino superior, abordando seus efeitos sobre o trabalho docente, a formação estudantil e a autonomia das instituições. Ele critica a adoção apressada e acrítica dessas tecnologias, destacando a perda de habilidades humanas e o risco de um avanço da lógica mercantilista na educação. Evangelista defende ainda a necessidade de apropriação tecnológica pública e comunitária como caminho para uma relação mais consciente e soberana com a inteligência artificial.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial da União, Brasília, DF. 15 ago. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 15 set. 2025.
BRASIL. Lei nº 15.100, de 13 de janeiro de 2025. Dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 14 jan. 2025. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2025/lei/l15100.htm. Acesso em: 15 set. 2025.
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n° 2630, de 2020. Lei das Fake News. Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141944. Acesso em: 15 set. 2025.
CRUZ, Leonardo Ribeiro da; AMIEL, Tel; SARAIVA, Filipe. Coletando dados do Capitalismo de Vigilância. In: ANAIS DO VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL LAVITS. Salvador: Lavits, 2019.
CRUZ, Leonardo Ribeiro da; VENTURINI, Jamila Rodrigues. Neoliberalismo e crise: o avanço silencioso do capitalismo de vigilância na educação brasileira durante a pandemia da Covid19. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 1060-1085, 2020. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1060. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/4235. Acesso em: 28 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1060
CRUZ, Leonardo Ribeiro da; DINIZ, Janaina do Rosário; AMIEL, Tel; GONSALES, Priscila; SARAIVA, Filipe; RAMOS, Vinicius. The Platformization of Higher Education in Latin America and Africa. In: LLITERAS, A. B.; SPROCK, A. S.; AGREDO-DELGADO, V. (ed.). Proceedings of the 19th Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO 2024). Singapore: Springer, 2025. p. 435-447. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-96-3698-3_31. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-96-3698-3_31
EVANGELISTA, Rafael de Almeida. Para além das máquinas de adorável graça: cultura hacker, cibernética e democracia. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. v. 1, 92 p.
EVANGELISTA, Rafael de Almeida et al. Inteligência local, soberania digital e soberania de dados. In: PENTEADO, Cláudio; PELLEGRINI, Jerônimo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.). Plataformização, inteligência artificial e soberania de dados: tecnologia no Brasil 2020-2030. São Paulo: Ação Educativa, 2023. v. 1, p. 1-198.
EVANGELISTA, Rafael (org.). Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2024.
EVANGELISTA, Rafael de Almeida. Debaixo dos caracóis dos seus cabelos: as mudanças nas políticas da Meta e a tomada da Casa Branca pelo Vale do Silício. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, p. 1-8, 2025. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v19i1.5033
EVANGELISTA, Rafael de Almeida; CRUZ, Leonardo Ribeiro da. Plataformas educacionais e a emergência de uma educação cibernética. In: EVANGELISTA, Rafael (org.). Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2024. v. 1, p. 13-20.
PARRA, Henrique Zoqui Martins; CRUZ, Leonardo Ribeiro da; AMIEL, Tel; MACHADO, Jorge. Infraestruturas, economia e política informacional: o caso do Google Suite for Education. Mediações, Londrina, v. 23, n. 1, p. 63-99, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2018v23n1p63
UNIÃO EUROPEIA. Regulation (EU) 2016/679 of the european parliament and of the council of 27 April 2016. On the protection of natural persons with regard to the processing of personal data and on the free movement of such data, and repealing Directive 95/46/EC (General Data Protection Regulation). Official Journal of the European Union, Brussels, 4 maio 2016. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:32016R0679. Acesso em: 15 set. 2025.
WOLF, Eric R. Envisioning power: ideologies of dominance and crisis. Berkeley: University of California Press, 1999. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520921726
ZUBOFF, Shoshana. In the age of the smart machine: the future of work and power. New York: Basic Books, 1988.
ZUBOFF, Shoshana. The age of surveillance capitalism: the fight for a human future at the new frontier of power. New York: Public Affairs, 2019.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael de Almeida Evangelista, Leonardo Ribeiro da Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

























