Experience reports of digital technologies deployment in Engineering education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15139

Keywords:

Project-based learning, Engineering teaching, Remote access laboratory, Educational websites

Abstract

Engineering education has been widely rethought, discussed and modified, having as one of its main focuses the development of active, cooperative and project-based learning. This paper discusses alternative learning methodologies, based on the pedagogical implementation of digital technologies in Engineering education, aiming to make both students and teachers into common and collaborative agents in the search and building of knowledge. The Unitary Operations Laboratory, from the Undergraduate course in Chemical Engineering at the Federal University of Minas Gerais, has been developing some changes to transform the teaching-learning process of its students. Such modifications are based on inclusion projects of cyborg tools, which increases the importance and interest in the product development, as well as intensifies other forms of access to information besides those presented by the teacher.

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Author Biographies

Ana Brandão Belisário, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestranda em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Engenharia Química, UFMG (2017). Desenvolve pesquisas relacionadas a aplicações de métodos para monitoramento e controle estatístico de processos. Neste campo atuou como pesquisadora na Lappeenranta University of Technology, na Finlândia. Principais interesses envolvem a aplicação da ciência de dados e o ensino de Engenharia voltado ao desenvolvimento de pessoas.

Débora Goulart Faria, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015) e em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atuou como pesquisadora na Lappeenranta University of Technology, na Finlândia, onde desenvolveu projetos relacionados à captura e utilização de dióxido de carbono na indústria de cimento.

Diego Henrique de Souza Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor Assistente no Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutorando em Engenharia Mecânica e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela PUC Minas. As suas principais áreas de atuação concentram-se nos temas: Secagem Spray e Controle de Processos.

Gustavo Matheus de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduado (2000) e mestre (2003) em Engenharia Química pela UFMG e especialista em Papel e Celulose (2004). Possui doutorado em Engenharia Química (2006) pela USP e pós-doutorado na UFMG (2007-2008). Professor visitante na Universidade de Coimbra, Portugal (2011). Atualmente, professor do Departamento de Engenharia Química da UFMG. Tem interesses em monitoramento de processos, visualização de dados, estatística industrial e transformação digital.

Marcelo Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Professor titular no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Engenharia Química pela UFMG (1988), mestre (1991) e doutor (1998) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É coordenador do Laboratório de Processos Industriais da UFMG e coordenou o curso de graduação em Engenharia Química (2010-2013) da UFMG.

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Published

2020-02-04

How to Cite

BELISÁRIO, A. B.; FARIA, D. G.; CHAVES, D. H. de S.; ALMEIDA, G. M. de; CARDOSO, M. Experience reports of digital technologies deployment in Engineering education. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–18, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.15139. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/15139. Acesso em: 20 jul. 2024.

Issue

Section

Article