Pedagogical experiences in higher education

teaching peers and interdisciplinarity

Authors

  • Fernando Luís Santos Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal. http://orcid.org/0000-0001-5392-5443
  • Rita Alves Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal.
  • Carla Ferreira Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal.
  • Hélder Martins Costa Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2040

Keywords:

Higher education, Pedagogical experiences, Interdisciplinarity, Teaching peers

Abstract

This paper presents the early stages of the implementation of a set of pedagogical experiments carried out in a higher education institution in Portugal. It argues that active learning models should not be restricted to theoretical sessions, but students must pass through the process in a significant way in the sense of Ausubel (2003). It presents three cases undertaken to test, evaluate and verify processes and strategies of teaching peers and interdisciplinarity created and developed by teachers, indicating in some (isolated) instances evidences of a community of practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Luís Santos, Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal.

Assistente na Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Almada, Portugal, onde se licenciou em Professores do Ensino Básico de 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza. Mestre e doutorando em Ciências da Educação (Educação Matemática) na Universidade Nova de Lisboa, onde também é investigador. Para além da docência, é voluntário num centro de apoio educativo e divulgador matemático, com experiência em comunicar várias visões da matemática.

Rita Alves, Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal.

Nasceu em Lisboa, há 40 outonos, e formou-se como professora de Educação Física (Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Almada). Desde o final da licenciatura, vinculou-se ao projeto Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, do Instituto Piaget. Exerceu funções de docente no 1º ciclo e no ensino superior. Atualmente é docente (Didática da Língua Portuguesa), diretora da Escola Superior de Educação Jean Piaget e coordenadora do Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa. Empreendedora e eterna curiosa.

Carla Ferreira, Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal.

Licenciada em Educação Básica e mestre em Educação Pré- escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Almada, onde exerce docência em tempo parcial, sendo educadora de infância numa instituição na zona da grande Lisboa.

Hélder Martins Costa, Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal.

Nascido na cidade portuguesa de Barreiro, é licenciado em Professores do 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza na Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Almada. Mestre em Ecologia Humana e doutor em Relações Internacionais (Ecologia Humana) pela Universidade Nova de Lisboa, com pós-doutorado em Didática das Ciências na Universidade de Lisboa. Docente e investigador em várias instituições de ensino superior tendo sido também diretor e coordenador de estruturas do Ministério da Educação.

Published

2016-01-07

How to Cite

SANTOS, F. L.; ALVES, R.; FERREIRA, C.; COSTA, H. M. Pedagogical experiences in higher education: teaching peers and interdisciplinarity. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 9–30, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.2040. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2040. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Article

Most read articles by the same author(s)