Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade

relato de experiência sobre articulações necessárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2339

Palavras-chave:

Educação médica, Atenção Primária à Saúde, Saúde da família, Políticas públicas de saúde

Resumo

Relata-se a experiência de implantação de atividade curricular obrigatória, de 225 horas, em três semestres sequenciais do curso médico da Universidade Federal de Minas Gerais, voltada para o desenvolvimento de competências na prática em serviço. Descrevem-se as estratégias educacionais utilizadas para oportunizar aos estudantes: o reconhecimento da Rede de Atenção à Saúde e seu território, a determinação social do processo saúde-doença, o processo de trabalho das equipes, o estabelecimento de vínculo e relações interpessoais. Pautadas pela intencionalidade pedagógica e pela cooperação entre instituição formadora e serviços de saúde, as ações foram mediadas por docentes e contaram com participação ativa da equipe profissional nas atividades desenvolvidas em unidades de saúde, território e domicílios. A adequada compreensão da Atenção Primária à Saúde e a valorização de ações de promoção da saúde desenvolvidas a partir das necessidades de saúde das comunidades abordadas foram evidenciadas nos portfólios reflexivos sobre a prática, demonstrando o êxito da iniciativa.

Downloads

Biografia do Autor

  • Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Médico de família e comunidade, pediatra, mestre e doutor em Educação em Saúde, especialização em Saúde da Família, qualificação em Gestão do SUS. Docente do Departamento de Medicina de Família e Comunidade, Saúde Mental e Coletiva (DEMSC) da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto. Docente do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Elizabeth Costa Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Especialista em Medicina do Trabalho em 1973, em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública/Escola de Saúde de Minas Gerais, em 1980, mestre em Medicina Tropical em 1981 e doutora em Saúde Coletiva, área de Saúde Ocupacional pela Universidade Estadual de Campinas em 1994 e pós-doutorado na Jonhs Hopkins School of Public Health, Baltimore, USA em 2001. Professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

  • Eliane Dias Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado e Doutorado em Medicina (Medicina Tropical) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado (2005) na Fiocruz. Professora Titular do Departamento de Medicina Preventiva e Social FMUFMG, na área de Epidemiologia. 

Downloads

Publicado

11-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SAVASSI, Leonardo Cançado Monteiro; DIAS, Elizabeth Costa; GONTIJO, Eliane Dias. Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade: relato de experiência sobre articulações necessárias. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 189–204, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2339. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2339. Acesso em: 21 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)