Os sentidos assumidos pelo colegiado do curso de Odontologia como instância participativa a partir da experiência de uma nova proposta curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2013.1996

Palabras clave:

Currículo, Docentes de Odontologia, Ensino

Resumen

Este trabalho apresentou a experiência de construção e de planejamento da implementação do novo currículo de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais e descreveu o papel do Colegiado de Curso como dinamizador da participação dos docentes nas questões relativas ao ensino. O relato foi construído a partir dos registros, documentos e observações realizados pelas comissões do Colegiado. Descreveu-se a trajetória de construção do novo currículo, sua proposta e o contexto de mobilização dos docentes. O relato aponta a incorporação de instâncias consultivas com participação dos docentes; institucionalização de espaços coletivos de formação com apoio e articulação interinstitucional da Faculdade e da Universidade; ações de articulação interinstitucional e de institucionalização das  condições para o trabalho docente. A gestão desses processos e parcerias tem levado o Colegiado a legitimar suas ações na Faculdade de Odontologia, constituindo-se um espaço representativo e responsável pela garantia da qualidade do ensino de graduação.

Biografía del autor/a

  • Nair Aparecida Rodrigues Pires, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Universidade de Lisboa (Portugal), como bolsista Capes do PDSE e Capes Reuni. Mestre em Educação (2003), Especialista em Educação Musical (1997) e Bacharel em Música - Piano (1988) pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

  • Maria Inês Barreiros Senna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986); Mestrado em Saúde Pública, área de concentração Epidemiologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e Doutorado em Educação (2010), área de concentração Políticas Públicas de Educação, pela Faculdade de Educação da UFMG. É professora associado da Faculdade de Odontologia da UFMG com experiência em saúde pública, epidemiologia, integração ensino-serviço e educação na saúde. Tem interesse em docência universitária e desenvolvimento curricular no ensino de graduação e avaliação de políticas e programas de saúde e educação superior.

  • Maria José Batista Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Professora Adjunta-A da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela FaE-UFMG (2014) no Programa de doutorado Latino Americano: políticas públicas e profissão docente. Mestre em Educação (2006) e graduada em Pedagogia (2001) pela FaE-UFMG, especialista em Educação a Distância pelo SENAC-MG(2009).

  • Bianca Rückert, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

    Professora Adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vice-Coordenadora do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar de Saúde Diurno. Farmacêutica, Especialista em Democracia Participativa, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (IRR-Fiocruz). Atua desde 2006 em processos educativos, com enfoque em práticas de cuidado, promoção da saúde e formação docente. 

  • Raquel Conceição Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Odontologia, área de concentração Clínica Odontológica pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora adjunta no Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da UFMG (2012/atual).

Publicado

2013-10-15

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Os sentidos assumidos pelo colegiado do curso de Odontologia como instância participativa a partir da experiência de uma nova proposta curricular. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 3, p. 31–46, 2013. DOI: 10.35699/2237-5864.2013.1996. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1996. Acesso em: 23 dec. 2024.