Os sentidos assumidos pelo colegiado do curso de Odontologia como instância participativa a partir da experiência de uma nova proposta curricular
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2013.1996Palavras-chave:
Currículo, Docentes de Odontologia, EnsinoResumo
Este trabalho apresentou a experiência de construção e de planejamento da implementação do novo currículo de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais e descreveu o papel do Colegiado de Curso como dinamizador da participação dos docentes nas questões relativas ao ensino. O relato foi construído a partir dos registros, documentos e observações realizados pelas comissões do Colegiado. Descreveu-se a trajetória de construção do novo currículo, sua proposta e o contexto de mobilização dos docentes. O relato aponta a incorporação de instâncias consultivas com participação dos docentes; institucionalização de espaços coletivos de formação com apoio e articulação interinstitucional da Faculdade e da Universidade; ações de articulação interinstitucional e de institucionalização das condições para o trabalho docente. A gestão desses processos e parcerias tem levado o Colegiado a legitimar suas ações na Faculdade de Odontologia, constituindo-se um espaço representativo e responsável pela garantia da qualidade do ensino de graduação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).