Saberes e práticas do pedagogo como coordenador pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2034Palabras clave:
Coordenação pedagógica, Formação do pedagogo, Saberes e práticas pedagógicasResumen
O presente artigo visa suprir uma lacuna existente nas produções acadêmicas acerca dos saberes e práticas necessários ao pedagogo para atuação na coordenação pedagógica das escolas. Problematizando questões diversas sobre essa temática, busca promover uma reflexão profícua nos meios acadêmicos, sobretudo nas faculdades de educação, agências encarregadas da formação do pedagogo. A coordenação pedagógica está relacionada a um cargo ou a uma função? O termo “coordenador pedagógico” constituiuse, apenas, como atenuante para a conotação negativa do termo “supervisor pedagógico”, aquele que exercia mera atividade controladora da prática pedagógica docente? O que se espera hoje da atuação dos profissionais que coordenam a prática pedagógica dos/as professores/as? Quais saberes devem possuir? Qual o seu principal papel? Pode-se considerar o coordenador pedagógico o “educador do educador”? Esperase contribuir para o debate e evidenciar os saberes e práticas demandadas a esse profissional e que devem fazer parte de sua formação profissional.
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