Quem tu és? Eu? Um professor universitário!
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2178Palabras clave:
Ensino superior, Profissionalização, Qualificação docenteResumen
Ao se desenvolver uma reflexão sobre a docência no ensino superior no Brasil, por meio da análise dos analogismos existentes entre as políticas educacionais e as diretrizes do Banco Mundial, a partir das diretrizes elaboradas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) para esse nível de ensino, pretende-se confrontar o entendimento sobre profissionalização do professor universitário, identificando-se as características atribuídas a esse profissional e discutindo-se as formas disponíveis para essa qualificação. Além de atrelá-la à progressão funcional baseada na avaliação de desempenho elaborada pela CAPES, a valorização desses profissionais incita atualmente uma competitividade que pressiona a qualificação dos professores em curto prazo e exclusivamente mercadológica. Essa situação vem descaracterizando a profissão e rotulando-a em eficácia excessiva, sem dar importância às reais necessidades para a boa atuação do docente.
Referencias
ALANIZ, E. P. Continuidade e descontinuidade entre as noções de competência e qualificação profissional. Trabalho e Educação, vol. 12, n. 2, jul. 2003, p. 129-144.
BELLONI, I. A gratificação de estímulo à docência: GED e a política de educação superior. In: SGUISSARDI, V. (Org.). Educação Superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000. p.103-130.
BRASIL. Ministério da Educação. Reforma da educação superior. Reafirmando princípios e consolidando diretrizes da reforma da educação superior. Documento II. 2004. 14p. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/htm>. Acesso em: 21 ago. 2004.
BRUNO, L. Poder e administração no capitalismo contemporâneo. In: OLIVEIRA, D. A. O. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 15-45.
CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1993.
EVANGELISTA, O. Formar o mestre na universidade: a experiência paulista nos anos de 1930. Educação e Pesquisa [online]. Dez. 2001, vol. 27, n. 2 [citado 11 nov. 2004]. Disponível em: <http://www.scielo.br. ISSN 1517-9702>. Acesso em: 21 set. 2003.
GENTILI, P. (Org.). Universidade em penumbras: neoliberalismo e reestruturação universitária. São Paulo: Cortez, 2001. 152 p.
GENTILI, P. O. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. 141 p.
GRACIANI, M. S. S. O ensino superior no Brasil: a estrutura de poder na universidade em questão. Petrópolis: Vozes, 1982. 164 p.
LINDINO, Terezinha Corrêa. Pós-graduação e mercado de trabalho: exigência de formação continuada como qualificação docente. 2005. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.
MANFREDI, S. M. Trabalho, qualificação e competência profissional – as dimensões conceituais e políticas. Educação & Sociedade, n. 64/especial, set. 1998, p. 13-49.
MENEZES, L. C. Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas: Autores Associados, São Paulo: NUPES, 1996. 197 p.
RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?. São Paulo: Cortez, 2001, 320 p.
ROPÉ, F. Dos saberes às competências? O caso francês. In: ROPÉ, F.; TANGUY, L. (Orgs.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Campinas: Papirus, 1997, p. 69-102.
TANGUY, L. Racionalização pedagógica e legitimidade política. In: ROPÉ, F.; TANGUY, L. (Orgs.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Campinas: Papirus, 1997, p. 25-68.
TAVARES, José. A formação como construção do conhecimento científico e pedagógico. In: SÁ CHAVES, Idália (Org.). Percursos de formação e desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora, 1997, p. 59-73.
WITTORSKI, R. Da fabricação das competências. In: TOMASI, A. (Org.). Da qualificação à competência: pensando o século XXI. Campinas: Papirus, 2004 (Prática Pedagógica), p.75-92.
ZARAFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. Trad. Maria Helena C. V. Trylinski. São Paulo: Atlas, 2001, 197 p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License, que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Política de acceso abierto:
La Revista Docência do Ensino Superior es una revista de Acceso Abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular a los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin necesidad de obtener el permiso previo del editor o autor, siempre que respeten la licencia de uso. los Creative Commons utilizados por la revista. Esta definición de acceso abierto está en línea con la Iniciativa de Acceso Abierto de Budapest (BOAI).