Conhecimentos profissionais mobilizados por professores engenheiros para gerir dilemas da prática pedagógica

Autores/as

  • Jefferson da Silva Moreira Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5918-7928
  • Marinalva Lopes Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2252

Palabras clave:

Docência universitária, Dilemas profissionais, Formação de professores, Casos de ensino

Resumen

O texto apresenta resultados de pesquisa qualitativa que objetivou investigar quais são os conhecimentos profissionais mobilizados por professores universitários de cursos de Engenharia de uma universidade pública, para gerir dilemas da sala de aula. Contribuições de Bardin, Juarrero, Legendre, Nono, Mizukami e Shulman, dentre outros, deram sustentação teórica à análise dos dados coletados por meio de um questionário que continha um caso de ensino seguido de questões, que foram analisadas por quatro docentes de Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos e Engenharia Civil. Os resultados evidenciam, como dilema dos professores, o fato de nem sempre se prepararem adequadamente para as aulas e de terem de lidar com as questões éticas da profissão e com o plágio em sala de aula. No que tange aos conhecimentos profissionais, os professores enfatizaram os conhecimentos do conteúdo específico, os pedagógicos do conteúdo e os didáticos, além daqueles relacionados à dimensão afetiva. Como fontes de conhecimentos, destacaram o estágio em docência e a aprendizagem com os pares.

Biografía del autor/a

  • Jefferson da Silva Moreira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor da educação básica. Atuou como bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU). 

  • Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA, Brasil.

    Doutora em Educação pela Université de Sherbrooke (2004), com Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1974) e em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1976). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU).

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Publicado

2017-06-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Conhecimentos profissionais mobilizados por professores engenheiros para gerir dilemas da prática pedagógica. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 124–141, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2252. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2252. Acesso em: 23 dec. 2024.