A interdisciplinaridade em cursos de Engenharia

Autores/as

  • Elisângela Pavanelo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Guaratinguetá, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2926-5793
  • José Silvério Edmundo Germano Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos, SP, Brasil.
  • Priscila Lourenço Freitas-Lemes Universidade do Vale do Paraíba (Univap), São José dos Campos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8677-7272

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2274

Palabras clave:

Cursos de Engenharia, Interdisciplinaridade, Laboratório de Física

Resumen

Mudanças na sociedade atual têm estimulado reflexões sobre qual seria o papel da universidade. Desse modo, no lugar da “hiperespecialização” das disciplinas no contexto universitário, tem-se a ideia da interdisciplinaridade como uma maneira de a educação ser entendida e trabalhada. Apesar da interdisciplinaridade nos cursos de Engenharia se caracterizar como um passo crucial para a formação de profissionais mais qualificados e preparados para o atual mercado de trabalho, as ações com esse enfoque ainda são poucas e isoladas. Este artigo visa apresentar a análise de um projeto interdisciplinar desenvolvido com alunos do primeiro ano do Curso Fundamental de Engenharia, envolvendo as disciplinas de Desenho Assistido por Computador, Laboratório de Física e Projeto e Construção de Aeromodelo. Os resultados vão desde o empenho dos alunos até as avaliações positivas das disciplinas, indicando que esse é, possivelmente, um caminho produtivo para os futuros profissionais da área.

Biografía del autor/a

  • Elisângela Pavanelo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Guaratinguetá, SP, Brasil.

    Possui graduação em Matemática – Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SJRP) (2000), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Rio Claro (2004) e doutorado na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, pela USP-SP.

  • José Silvério Edmundo Germano, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos, SP, Brasil.

    Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestre em Física pelo ITA (1985) e doutor em Física pelo ITA (1992). Atualmente é professor associado do ITA e  atua no desenvolvimento de projetos ligados à utilização das novas tecnologias computacionais no ensino de Física, tais como experimentos de física controlados remotamente pela internet (WEBLAB).

  • Priscila Lourenço Freitas-Lemes, Universidade do Vale do Paraíba (Univap), São José dos Campos, SP, Brasil.

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), mestrado e doutorado em Física e Astronomia pela mesma universidade. Atualmente faz pós-doutorado no ITA e é professora na UNIVAP.

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Publicado

2017-12-07

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

A interdisciplinaridade em cursos de Engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 130–148, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2274. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2274. Acesso em: 19 dec. 2024.