Ensino de desenho técnico a estudante com deficiência visual
uso de ferramenta tátil integrada à metodologia de formação por competências
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.62877Palavras-chave:
inclusão educacional, deficiência visual, desenho técnico, ensino por competências, tecnologia assistivaResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de uma ferramenta didático-pedagógica tátil voltada ao ensino de desenho técnico a um estudante com deficiência visual. A pesquisa foi conduzida no contexto de uma disciplina do ciclo básico dos cursos de Engenharia de uma instituição de ensino superior, com o objetivo de proporcionar experiências de aprendizagem e avaliação alinhadas aos princípios do ensino por competências. A metodologia contemplou a articulação entre docentes e equipe psicopedagógica para a mediação de atividades práticas, conduzidas com o apoio de uma ferramenta desenvolvida com base em estudos sobre percepção tátil, visualização espacial e representação gráfica. Os resultados indicaram que o recurso permitiu ao estudante desenvolver, com autonomia, habilidades de leitura, interpretação e execução de representações gráficas normatizadas. A pesquisa evidencia o potencial da solução proposta para fortalecer práticas inclusivas no ensino de disciplinas técnicas e ampliar o debate sobre inclusão e equidade no ensino superior.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Amanda Martins; SANTOS, Ana Carla dos; MEDEIROS, Danielly Cristiny Alves de; MEDEIROS, Mellyne Palmeira; SILVA, Rachel de Oliveira Queiroz. O ensino do desenho técnico para o deficiente visual. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2.,2016. Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize Editora, 2016.
ALMEIDA, Amanda Martins; SANTOS, Ana Carla dos; MEDEIROS, Mellyne Palmeira; MEDEIROS, Danielly Cristiny Alves de. Desenho técnico para deficientes visuais: as várias facetas do ensinar. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES - EDIÇÃO BRASIL, 3.,2017. Fortaleza. Anais [...] Campina Grande: Realize Editora, 2017.
BATISTA, Renata Cristina Gomes; VIVAS, Eliane Silva; NUNES, Thiago Soares. Inclusão no ensino superior: ações do núcleo de acessibilidade e apoio psicopedagógico de uma instituição de ensino. Revista GeSec, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 170-195, abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.7769/gesec.v13i1.1251. Disponível em: https://ojs.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/1251. Acesso em: 14 out. 2025.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF. 6 jul. 2015.
CONFEA. Resolução nº 1.010, de 22 de agosto de 2005. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 30 ago. 2005.
DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana; ROCHA, Cleomar de Sousa. Política de acessibilidade na Universidade Federal de Goiás: construção do documento. Plyphonía, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 45-63, set. 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v28i1.43447. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/43447. Acesso em: 14 out. 2025.
DARDES, Mariana de Cássia Mauro de Camargo Moraes. Deficiente visual: uma educação inclusiva ou exclusiva? Revista Pandora Brasil, n. 24, nov. 2010.
DUARTE, Maria Lúcia Batezat. O desenho como elemento de cognição e comunicação: ensinando crianças cegas. In: PORTO, Tânia Maria Esperon (org.). Sociedade, democracia e educação: qual universidade?, Caxambu, p. 109-127, 2004a.
DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Imagens mentais e esquemas gráficos: ensinando desenho a uma criança cega. Arte em pesquisa: especificidades, Brasília, v. 2, n. ANPAP/UnB, p. 134-140, 2004b.
ECHES, Elisabete Cristina Pereira. As pesquisas sobre inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino superior. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 33, n. 66, p. 1-21, jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16535. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/16535. Acesso em: 14 out. 2025.
FUCKS, Patrícia Marasca. O ensino de desenho arquitetônico e a inclusão do aluno cego na universidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 1., 2018. Salvador. Anais [...] Brasília: ABENGE, 2018.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2009.
GOMES, D. D. et al. Development of tactile graphics using 3D printing to assist students with visual impairments in STEM education. Research in Developmental Disabilities, v. 110, 2021.
HARD. Calços para telhas. Porto Alegre: 2022. Disponível em: https://www.hard.com.br/calcos-para-telhas/. Acesso em: 2 jan. 2023.
KHASNABIS, Chapal; MIRZA, Zafar; MACLACHLAN, Malcolm. Opening the GATE to inclusion for people with disabilities. Lancet, v. 386, n. 10010, p. 2229-2230, dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(15)01093-4. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0140673615010934?via%3Dihub. Acesso em: 14 out. 2025.
KENNEDY, John M. Drawing and the Blind: pictures to touch. London: Yale University Press, 1993.
LEIJEN, Ali; ARCIDIACONO, Francesco; BAUCAL, Aleksandar. The dilemma of inclusive education: inclusion for some or inclusion for all. Front. Psychology, v. 12, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.633066. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2021.633066/full. Acesso em: 14 out. 2025.
LOWENFELD, Margaret. The world pictures of children. A method of recording and studying them. British Journal of Medical Psychology, v. 18, n. 1, p. 65-101, mar. 1939. DOI: https://doi.org/10.1111/j.2044-8341.1939.tb00710.x. Disponível em: https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.2044-8341.1939.tb00710.x. Acesso em: 14 out. 2025.
MCNICHOLL, Aoife; CASEY, Hannah; DESMOND, Deirdre; GALLAHER, Pamela. The impact of assistive technology use for students with disabilities in higher education: a systematic review. Disability and Rehabilitation: assistive technology, v. 16, n. 2, p. 130-143, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/17483107.2019.1642395. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17483107.2019.1642395. Acesso em: 14 out. 2025.
MELLO, Luana Theresa Nesi de; CALDEIRA, Ana Cristina; MATTA, Cristiane Maria Barra da. Programa de Apoio ao Aluno Mauá (PAAM): estrutura do serviço de psicologia híbrido e suas contribuições. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 5., 2022. Online. Anais [...] Brasília: ABENGE, 2022.
MELLO, Luana Thereza Nesi de; TODARO, Rafael Hauckewitz; CALDEIRA, Ana Cristina; MATTA, Cristiane Maria Barra da; LEBRÃO, Guilherme Wolf. Student inclusion as an institutional focus: report and implementation of support strategies for educating a visually impaired student in an engineering program. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON PROJECT APPROACHES IN ENGINEERING EDUCATION, 14., 2024. San Andrés. Anais […] San Andrés: PAEE, 2024, p. 162-168.
MICELI, Maria Teresa; FERREIRA, Patricia. Desenho Técnico. 4. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 23 dez. 1996.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Resolução n°217, de 10 de dezembro de 1948. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 10 dez. 1948.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Salamanca, de 10 de junho de 1994. Conferência mundial sobre necessidades educacionais especiais, Salamanca. 10 jun. 1994.
PANOTOPOULOU, Athina; ZHANG, Xiaoting; QIU, Tammy; YANG, Xing-Dong; WHITING, Emily. Tactile line drawings for improved shape understanding in blind and visually impaired users. ACM Transactions on Graphics, v. 39, n. 4, p. 1-13, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1145/3386569.3392388. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3386569.3392388. Acesso em 14 out. 2025.
ROSENBLUM, L. Penny; HERZBERG, Tina S. Braille and tactile graphics: youths with visual impairments share their experiences. Journal of Visual Impairment & Blindness, [s.l.], v. 109, n. 3, p. 173-184, maio 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0145482X1510900302. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0145482X1510900302. Acesso em: 14 out. 2025.
SÁ, Ana Claudia Maranhão; DALLA DÉA, Vanessa Helena Santana. Política de acessibilidade na Universidade Federal de Goiás: da criação do documento à efetivação de ações. In: ROCHA, Cleomar. Acessibilidade e inclusão no ensino superior. Goiânia: CEGRAF, 2020. p. 5-20.
TODARO, Rafael Hauckewitz; LEBRÃO, Guilherme Wolf. Uma abordagem pragmática sobre o desenvolvimento de competências cognitivas e seus desdobramentos consonantes a processos avaliativos formativos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 5., 2022. Online. Anais [...] Brasília: ABENGE, 2022b.
TODARO, Rafael Hauckewitz; LEBRÃO, Guilherme Wolf. O uso da avaliação como instrumento formativo combinado com metodologias ativas: uma experiência da disciplina Desenho em um curso de Engenharia. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO ACADÊMICA DO CONSÓRCIO STHEM BRASIL, 8., 2022. Online. Anais [...] Volta Redonda: Sthem Brasil/FOA, 2022a.
TODARO, Rafael Hauckewitz; LEBRÃO, Guilherme Wolf. Reestruturação curricular orientada ao desenvolvimento de competências: a experiência da disciplina desenho técnico em um curso de engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 7., 2024. Vitória. Anais [...] Brasília: ABENGE, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Hauckewitz Todaro, Cristiane Maria Barra da Matta, Luana Thereza Nesi de Mello, Guilherme Wolf Lebrão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

























