El contrato de enseñanza en la clase universitaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.16209

Palabras clave:

Docencia universitaria, Planificación de la enseñanza, Contrato didáctico

Resumen

La enseñanza universitaria se discute mediante contratos didácticos, basados en la práctica pedagógica desarrollada en la enseñanza de la Didáctica en las Licenciaturas de la Universidad Estatal de Ponta Grossa en 2019. El objetivo es reflexionar sobre esta estrategia pedagógica basada en entendimientos teóricos y ejemplos. adoptado en la práctica docente de los autores. Por lo tanto, se problematizó: ¿sería posible desencadenar una perspectiva de aproximación más cercana con los estudiantes en la enseñanza universitaria, considerando una relación más colaborativa, con miras al desarrollo de la autonomía del estudiante? El marco teórico contempla la definición de contrato didáctico enfatizando la relación establecida entre el maestro y el alumno con miras a aprender los contenidos, porque al optar por contratos didácticos, el concepto de planificación pasa de una práctica unilateral (de maestro a alumno) a una visión relacional. (profesores con estudiantes que planean en colaboración). Los autores consideran esencial la adopción de un concepto de enseñanza que involucre al estudiante en la construcción de su autonomía.

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Biografía del autor/a

Maiza Taques Margraf Althaus, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi professora atuante na Educação Básica na rede pública e particular de ensino. Realizou seu Mestrado em Educação (UEPG). Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cursou o Doutorado em Educação. Desde 1991 é professora na UEPG (Departamento de Pedagogia), atuando na formação de professores e desenvolvendo pesquisas nesta área. Leciona Didática nos cursos de graduação (Licenciaturas) e disciplinas de formação pedagógica para a Docência Universitária em Programas de Pós-Graduação. É membro da Equipe Gestora do Programa DES “Docência no ensino superior”, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UEPG. Participa do Projeto de Extensão "A dimensão didática do trabalho docente", na UEPG.

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Licenciada em Pedagogia. Bacharela e licenciada em Matemática. Professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, lotada no Departamento de Pedagogia, área de Didática atuando em cursos de graduação (licenciaturas). Atua na equipe gestora e na formação pedagógica dos projetos voltados para o desenvolvimento da docência universitária do Programa DES (UEPG). Participa do Projeto de Extensão "A dimensão didática do trabalho docente", na UEPG. Atua como professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na disciplina de Prática em Docência. Suas temáticas de pesquisa envolvem a docência universitária, a didática e a formação docente.

Denise Puglia Zanon, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UEPG. Atuou como professora e pedagoga na Rede Pública Estadual de Ensino, privilegiando no trabalho junto aos estabelecimentos de ensino, os seguintes temas: planejamento docente, formação de professores e avaliação do processo ensino e aprendizagem. A partir do ano de 2007, integra o corpo docente do Departamento de Pedagogia, na UEPG, na área de Didática, nos cursos de graduação. Atua em projeto extensionista intitulado: "A dimensão didática no trabalho docente: as relações entre ensinar, aprender, pesquisar e avaliar” desde o ano de 2012. Na docência no ensino superior desenvolve estudos e pesquisas sobre: didática, prática pedagógica, extensão universitária e formação de professores.

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Publicado

2020-06-03

Cómo citar

ALTHAUS, M. T. M.; BAGIO, V. A.; ZANON, D. P. El contrato de enseñanza en la clase universitaria. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–13, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.16209. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/16209. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos de opinión