As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária

Autores

  • Maiza Taques Margraf Althaus Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.
  • Viviane Aparecida Bagio Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0001-1546

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2342

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Docência universitária, Ensino

Resumo

No contexto do desenvolvimento da prática pedagógica universitária, uma das preocupações dos professores refere-se ao encaminhamento metodológico dos processos de ensino e aprendizagem. Neste trabalho, propõe-se discutir sobre as possibilidades e os limites da prática pedagógica quando pautada na perspectiva da transmissão do conhecimento, por meio de aulas expositivas, em contraposição às propostas de ensino pela via das metodologias ativas. A metodologia adotada para o desenvolvimento do presente estudo é bibliográfica, orientada na leitura e análise de obras referentes ao tema proposto. Buscando apoio nas pesquisas de Nóvoa e Amante (2015), Mainardes (2008), Heacox (2006), Pozo (2002) e Roldão (2007), entre outros, o texto problematiza a dimensão didática da docência universitária, a fim de ressignificar e aproximar o ensinar do aprender. O estudo desenvolvido também evidenciou algumas possibilidades de encaminhamento metodológico na aula universitária, em situações didáticas planejadas em que se privilegia a perspectiva ativa dos estudantes em suas aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiza Taques Margraf Althaus, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Pedagoga (UEPG), Mestre em Educação (UEPG) e Doutora em Educação (PUC/PR). Desde 1991 é professora na UEPG, no Departamento de Pedagogia, atuando no campo da Didática nos cursos de Licenciaturas e em disciplinas de formação pedagógica para a Docência Universitária em Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Coordena o Programa DES – Docência no ensino superior.

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Bacharel e Licenciada em Matemática. Licenciada em Pedagogia. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE/UEPG). Professora colaboradora na UEPG, no Departamento de Pedagogia. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: formação de professores, metodologia de pesquisa, docência universitária, educação matemática, didática.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

ALTHAUS, M. T. M.; BAGIO, V. A. As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 79–96, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2342. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2342. Acesso em: 28 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)