Os sentidos assumidos pelo colegiado do curso de Odontologia como instância participativa a partir da experiência de uma nova proposta curricular
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2013.1996Palabras clave:
Currículo, Docentes de Odontologia, EnsinoResumen
Este trabalho apresentou a experiência de construção e de planejamento da implementação do novo currículo de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais e descreveu o papel do Colegiado de Curso como dinamizador da participação dos docentes nas questões relativas ao ensino. O relato foi construído a partir dos registros, documentos e observações realizados pelas comissões do Colegiado. Descreveu-se a trajetória de construção do novo currículo, sua proposta e o contexto de mobilização dos docentes. O relato aponta a incorporação de instâncias consultivas com participação dos docentes; institucionalização de espaços coletivos de formação com apoio e articulação interinstitucional da Faculdade e da Universidade; ações de articulação interinstitucional e de institucionalização das condições para o trabalho docente. A gestão desses processos e parcerias tem levado o Colegiado a legitimar suas ações na Faculdade de Odontologia, constituindo-se um espaço representativo e responsável pela garantia da qualidade do ensino de graduação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License, que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Política de acceso abierto:
La Revista Docência do Ensino Superior es una revista de Acceso Abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular a los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin necesidad de obtener el permiso previo del editor o autor, siempre que respeten la licencia de uso. los Creative Commons utilizados por la revista. Esta definición de acceso abierto está en línea con la Iniciativa de Acceso Abierto de Budapest (BOAI).