Sentidos e competências docentes para o exercício do magistério superior

um estudo de representações sociais

Autores/as

  • Mônica Patrícia da Silva Sales Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8626-2102
  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2115

Palabras clave:

Docência. Ensino superior. Representações sociais., Docência, Ensino superior, Representações sociais

Resumen

Este artigo analisa as representações sociais de docência no ensino superior compartilhadas por estudantes de graduação. Parte do pressuposto que o cenário de transformações e expansão da educação superior interfere na construção de representações sociais e implica o processo de profissionalização docente. O referencial teórico-metodológico adotado na investigação foi a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como campo empírico uma instituição de ensino superior privada. Os sujeitos, 21 estudantes de licenciaturas diversas, responderam a uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados com o suporte da Análise de Conteúdo, de Bardin. A docência no ensino superior foi representada como profissão que requer conhecimentos e competências específicas, constituída como atividade que demanda compromisso, responsabilidade e ética. Os achados da presente investigação sugerem a necessidade de investimentos na formação pedagógica dos professores e no desenvolvimento dos saberes pedagógicos e das competências necessárias à docência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Patrícia da Silva Sales, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Educação, especialista em Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica e graduada em Pedagogia. Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru atuando nos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, História e Filosofia.

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Doutora em Educação, professora associada, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2016-05-23

Cómo citar

SALES, M. P. da S.; MACHADO, L. B. Sentidos e competências docentes para o exercício do magistério superior: um estudo de representações sociais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 211–234, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2016.2115. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2115. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a