Trabalho experimental e aprendizagem baseada na resolução de problemas

um estudo desenvolvido com futuros professores de Ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2177

Palabras clave:

Ensino das Ciências, Trabalho experimental, Formação inicial de professores, Resolução de problemas

Resumen

Sendo a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas uma abordagem didática que incentiva os alunos a pesquisar a solução para um problema, então, o trabalho experimental constitui uma ótima estratégia na implementação dessa nova metodologia. Este estudo desenvolveu-se em Portugal, numa escola superior de educação privada, e envolveu seis futuros professores de Ciências que, tendo em conta as aulas dadas na formação inicial, no âmbito da Didática das Ciências, planificaram onze atividades experimentais para implementação posterior, em contexto de estágio. Usaram, como suporte, a Carta de Planificação utilizada no Programa de Formação em Ensino das Ciências, promovido pelo Ministério da Educação. Os resultados revelam que os estudantes estruturaram corretamente essas atividades experimentais, ainda que evidenciassem algumas fragilidades nas etapas que requerem maior envolvimento conceitual por parte dos alunos. Assim, torna-se necessário o investimento na formação inicial de professores, preparando-os a lidar com atividades promotoras da resolução de problemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alcina Figueiroa, Instituto Jean Piaget, Portugal.

Doutora em Ciências da Educação, na área de especialização em Metodologia em Ensino das Ciências, pela Universidade do Minho, é docente no Instituto Piaget, onde exerce funções docentes na área da Didática das Ciências e da Supervisão Pedagógica e de investigação na unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (Research Unit – Education and Community Intervention – RECI).

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

FIGUEIROA, A. Trabalho experimental e aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo desenvolvido com futuros professores de Ciências. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 74–93, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2177. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2177. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos