Trabalho docente

algumas indicações de professores de instituições superiores privadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2293

Palabras clave:

Trabalho, Docência, Educação superior

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender o modo como os professores concebem o trabalho docente na educação superior, analisando as atividades desenvolvidas no cotidiano de diferentes instituições particulares do Agreste de Pernambuco. A pesquisa envolveu 22 professores dos cursos de licenciaturas, que responderam a um questionário composto por questões abertas e fechadas. Os resultados revelaram que os professores sentem-se satisfeitos com o trabalho e com a profissão e veem o trabalho docente como desafiante, motivador, prazeroso e de relevância social. Ao mesmo tempo, eles destacam os diversos desafios enfrentados pelas Instituições de Educação Superior e seus profissionais, sobretudo aqueles ligados ao perfil do aluno. O quadro que se apresenta em relação ao trabalho docente é ambíguo, pois há por um lado uma sensação de bem-estar, ao mesmo tempo em que o trabalho é desafiante e limitado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Patrícia da Silva Sales, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), Caruaru, PE, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru e especialização em Gestão da Escola e Coordenação Pedagógica pela mesma instituição. Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora associada 2 da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional.

Citas

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 2010.

BATISTA, A. S.; CODO, W. Crise de identidade e sofrimento. In: CODO, W. (org.). Educação, carinho e trabalho. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 60-88.

BRASIL. Censo da Educação Superior. INEP/MEC, 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2015.

DOISE, W.; MOSCOVICI, S. Dissensões e consenso: uma teoria geral das decisões coletivas.Tradução de Maria Fernanda Jesuino. Lisboa: Livros Horizontes LDA, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia:saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação:cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GATTI, B. A. et al. Atratividade da carreira docente. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo, Fundação Victor Civita, n. 1, p. 139-211, maio 2009.

SALES, M. P. S.; SILVA, W. R. Razões e expectativas da escolha profissional docente: o curso de pedagogia em foco. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, Editora Autêntica, v. 9, n. 15, p. 129-147, ago./dez. 2016.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente:elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

Publicado

2017-12-07

Cómo citar

SALES, M. P. da S.; MACHADO, L. B. Trabalho docente: algumas indicações de professores de instituições superiores privadas. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 238–251, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2293. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2293. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a