Estágio docente no ensino superior

relato de experiência no curso de Biblioteconomia da UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12203

Palavras-chave:

Estágio docente, Metodologias ativas, Relacionamento professor-estudante, Autonomia do estudante

Resumo

Este relato descreve uma experiência de estágio docente no ensino superior. Tem por objeto a vivência do estagiário-docente na disciplina optativa “Informação e Comunicação em Organizações”, ofertada no curso de graduação em Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo é refletir sobre a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina teórica, a partir da análise da percepção dos alunos sobre os métodos e as técnicas pedagógicas então desenvolvidas pelo estagiário-docente. As discussões conceituais previstas no plano de ensino da disciplina contaram com o suporte de atividades didáticas práticas, aplicadas de forma intercalada com o conteúdo teórico programado. Para se entender como tais atividades foram recebidas pelos discentes, realizou-se um estudo de caso. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário com uma questão estruturada e outra discursiva, além da observação direta. As respostas foram analisadas quantitativamente, medindo o grau de aprovação para cada metodologia ativa, e qualitativamente, avaliando a opinião dos respondentes sobre uma técnica de preferência. 17 dos 21 discentes matriculados responderam às questões. A análise dos dados indica a preferência dos alunos por atividades práticas, auxiliando-os na sistematização de conceitos e teorias. As aulas expositivas e dialogadas intercaladas com o uso de metodologias ativas ressaltam o engajamento e o interesse dos discentes em relação ao conteúdo ministrado. Notou-se, ainda, os significativos aspectos de autenticidade, apreço pelo estudante e compreensão empática, evidenciados em comentários dos entrevistados registrados espontaneamente no formulário de respostas. 

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Biografia do Autor

Ariane Barbosa Lemos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Bacharel em Jornalismo (UNI-BH). Especialista em Gestão Estratégica da Informação (ECI/UFMG). Mestre e doutora em Ciência da Informação (ECI/UFMG). Professora designada nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Frutal. Pesquisadora sobre as temáticas de comunicação organizacional e gestão da informação e do conhecimento.

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Publicado

08-08-2019

Como Citar

LEMOS, A. B. Estágio docente no ensino superior: relato de experiência no curso de Biblioteconomia da UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–18, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.12203. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/12203. Acesso em: 29 mar. 2024.

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