Estágio docente no ensino superior
relato de experiência no curso de Biblioteconomia da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12203Palavras-chave:
Estágio docente, Metodologias ativas, Relacionamento professor-estudante, Autonomia do estudanteResumo
Este relato descreve uma experiência de estágio docente no ensino superior. Tem por objeto a vivência do estagiário-docente na disciplina optativa “Informação e Comunicação em Organizações”, ofertada no curso de graduação em Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo é refletir sobre a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina teórica, a partir da análise da percepção dos alunos sobre os métodos e as técnicas pedagógicas então desenvolvidas pelo estagiário-docente. As discussões conceituais previstas no plano de ensino da disciplina contaram com o suporte de atividades didáticas práticas, aplicadas de forma intercalada com o conteúdo teórico programado. Para se entender como tais atividades foram recebidas pelos discentes, realizou-se um estudo de caso. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário com uma questão estruturada e outra discursiva, além da observação direta. As respostas foram analisadas quantitativamente, medindo o grau de aprovação para cada metodologia ativa, e qualitativamente, avaliando a opinião dos respondentes sobre uma técnica de preferência. 17 dos 21 discentes matriculados responderam às questões. A análise dos dados indica a preferência dos alunos por atividades práticas, auxiliando-os na sistematização de conceitos e teorias. As aulas expositivas e dialogadas intercaladas com o uso de metodologias ativas ressaltam o engajamento e o interesse dos discentes em relação ao conteúdo ministrado. Notou-se, ainda, os significativos aspectos de autenticidade, apreço pelo estudante e compreensão empática, evidenciados em comentários dos entrevistados registrados espontaneamente no formulário de respostas.
Downloads
Referências
CONCEIÇÃO, Juliana; NUNES, Célia Maria. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 9-36, abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970.
FONSECA, João José. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas. 2005.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, p. 2133-2144, 2008. Supl. 2. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.
PAIVA, Marlla Rúbya et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral, v. 15, n. 2, p.145-153, jun./dez. 2016.
PPGCI. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Resolução nº 5. Estágio Docente. 2013. 2 p.
ROGERS, Carl. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas,1986.
THERRIEN, Jacques; MAMEDE, Maíra; LOIOLA, Francisco. Gestão moral da matéria e autonomia do trabalho docente. In: ROMANOWSKI, Joana; MARTINS, Pura; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério (org.). Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 43-56.
TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).