Estágio docente no ensino superior

relato de experiência no curso de Biblioteconomia da UFMG

Palavras-chave: Estágio docente, Metodologias ativas, Relacionamento professor-estudante, Autonomia do estudante

Resumo

Este relato descreve uma experiência de estágio docente no ensino superior. Tem por objeto a vivência do estagiário-docente na disciplina optativa “Informação e Comunicação em Organizações”, ofertada no curso de graduação em Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo é refletir sobre a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina teórica, a partir da análise da percepção dos alunos sobre os métodos e as técnicas pedagógicas então desenvolvidas pelo estagiário-docente. As discussões conceituais previstas no plano de ensino da disciplina contaram com o suporte de atividades didáticas práticas, aplicadas de forma intercalada com o conteúdo teórico programado. Para se entender como tais atividades foram recebidas pelos discentes, realizou-se um estudo de caso. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário com uma questão estruturada e outra discursiva, além da observação direta. As respostas foram analisadas quantitativamente, medindo o grau de aprovação para cada metodologia ativa, e qualitativamente, avaliando a opinião dos respondentes sobre uma técnica de preferência. 17 dos 21 discentes matriculados responderam às questões. A análise dos dados indica a preferência dos alunos por atividades práticas, auxiliando-os na sistematização de conceitos e teorias. As aulas expositivas e dialogadas intercaladas com o uso de metodologias ativas ressaltam o engajamento e o interesse dos discentes em relação ao conteúdo ministrado. Notou-se, ainda, os significativos aspectos de autenticidade, apreço pelo estudante e compreensão empática, evidenciados em comentários dos entrevistados registrados espontaneamente no formulário de respostas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Barbosa Lemos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Bacharel em Jornalismo (UNI-BH). Especialista em Gestão Estratégica da Informação (ECI/UFMG). Mestre e doutora em Ciência da Informação (ECI/UFMG). Professora designada nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Frutal. Pesquisadora sobre as temáticas de comunicação organizacional e gestão da informação e do conhecimento.

Referências

CONCEIÇÃO, Juliana; NUNES, Célia Maria. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 9-36, abr. 2015. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970.

FONSECA, João José. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas. 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, p. 2133-2144, 2008. Supl. 2. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.

PAIVA, Marlla Rúbya et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral, v. 15, n. 2, p.145-153, jun./dez. 2016.

PPGCI. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG. Resolução nº 5. Estágio Docente. 2013. 2 p.

ROGERS, Carl. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas,1986.

THERRIEN, Jacques; MAMEDE, Maíra; LOIOLA, Francisco. Gestão moral da matéria e autonomia do trabalho docente. In: ROMANOWSKI, Joana; MARTINS, Pura; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério (org.). Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 43-56.

TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZABALZA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado
2019-08-08
Como Citar
LEMOS, A. B. Estágio docente no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-18, 8 ago. 2019.
Edição
Seção
Artigos