Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Medicina

Autores

  • Eliane Dias Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7518-898X
  • Cristina Gonçalves Alvim Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5234-5479
  • Maria Emília Caixeta de Castro Lima Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1980

Resumo

1. Apresentação
2. Concepção de avaliação no curso de Medicina
3. Bases orientadoras da avaliação no curso de Medicina
4. Instrumentos e procedimentos de avaliação
4.1. Portfólio
4.2. Grupo de discussão
4.3. Mapa conceitual
4.4. Seminário integrado
4.5. Teste situacional
4.6. Teste de múltipla escolha
4.7. Teste de múltipla escolha ampliado
4.8. Questão discursiva
4.9. Salto triplo
4.10. Mini-CEX: Miniexercício clínico avaliativo
4.11. OSCE: Exame clínico objetivo estruturado
4.12. Conceito global itemizado
4.14. Autoavaliação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Dias Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado e Doutorado em Medicina (Medicina Tropical) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado (2005) na Fiocruz.

Cristina Gonçalves Alvim, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Residência Médica em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Residência em Pneumologia Pediátrica, pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Mestrado em Ciências da Saúde - Área Saúde da Criança e do Adolescente - pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Doutorado em Ciências da Saúde - Área Saúde da Criança e do Adolescente, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

Maria Emília Caixeta de Castro Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003).

Referências

NÉRICI, G. I. Didática: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1986.

SILVA, K. A.; BARTHOLOMEU, M. A. N.; CLAUS, M. M. Autoavaliação: uma alternativa contemporânea do processo avaliativo. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 1, p. 89-115, 2007.

SILVA, R. C. A autoavaliação como instrumento de conscientização de alunos de um curso de especialização lato sensu. Caderno Scielo, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, 2007. p. 101-115.

BERK, R. A. Using the 360 degrees multi source feedback model to evaluate teaching and professionalism. Med Teach. v. 31, n. 12, Dec. 2009. p. 1073-80.

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

GONTIJO, E. D.; ALVIM, C. G.; LIMA, M. E. C. de C. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Medicina. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 205–325, 2015. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.1980. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1980. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: Avaliação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)