Assistir/cuidar na enfermagem

Autores

  • Alda Martins Gonçalves UFMG, Escola de Enfermagem , Depto. de Enf. Aplicada
  • Roseni Rosângela de Sena UFMG, Escola de Enfermagem , Depto. de Enf. Materno-Infantil e de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v2i1.46745

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, História da enfermagem

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a evolução histórica do assistir/cuidar na enfermagem. Enfatiza os aspectos históricos, culturais e sociais que determinam esta prática. Analisa o assistir/cuidar, organizando em quatro momentos: o cuidado de saúde não institucionalizado, o cuidado institucionalizado praticado por religiosas, o cuidado institucionalizado praticado por leigos e o cuidado após a profissionalização da enfermagem. Por último, analisa o assistir/cuidar na enfermagem atual. O estado permitiu relacionar as conotações do assistir/cuidar na enfermagem, ou seja, a crise de identidade da enfermeira e a contextualização teórica do assistir/cuidar na enfermagem na visão de diferentes autores. Conclui-se que a dimensão do conceito genérico de cuidar e do assistir/cuidar na enfermagem se modificou ao longo do tempo, influenciada por diferentes valores, convicções e culturas dos autores que escrevem sobre ele.

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Publicado

01-06-1998

Como Citar

1.
Gonçalves AM, Sena RR de. Assistir/cuidar na enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 1998 [citado 5º de dezembro de 2024];2(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/46745

Edição

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Artigo Original

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