Perspectivas de educação permanente em saúde no norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v16i4.50279Palavras-chave:
Educação Permanente em Saúde, Políticas Públicas, Educação em Serviço, Sistema Único de SaúdeResumo
Com este estudo, objetivou-se identificar e analisar as experiências de Educação Permanente em Saúde, desencadeadas pelo Sistema Único de Saúde na região norte de Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um recorte de uma pesquisa nacional descritiva, com abordagem quantiqualitativa, coordenada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil, tendo como parceiras a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que se responsabilizou pela investigação na região norte do Estado de Minas Gerais. As experiências de Educação Permanente em Saúde e os sujeitos do estudo foram identificados por meio da pesquisa exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada aplicada aos gestores municipais e a observação de profissionais de saúde no decorrer de uma oficina do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde. A análise dos dados exploratórios possibilitou o mapeamento das experiências: Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde e Programa de Educação Permanente para Médicos. Pela técnica de análise do discurso, evidenciou-se que essas experiências se aderem às concepções de Educação Permanente, com potencial para transformação das práticas de saúde e organização das redes na Atenção Primária à Saúde, e encontram-se em processo de construção.Publicado
01-12-2012
Edição
Seção
Pesquisa
Como Citar
1.
Perspectivas de educação permanente em saúde no norte de Minas Gerais. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2012 [citado 19º de abril de 2025];16(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50279