Perspectivas de educação permanente em saúde no norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v16i4.50279Palavras-chave:
Educação Permanente em Saúde, Políticas Públicas, Educação em Serviço, Sistema Único de SaúdeResumo
Com este estudo, objetivou-se identificar e analisar as experiências de Educação Permanente em Saúde, desencadeadas pelo Sistema Único de Saúde na região norte de Minas Gerais, Brasil. Trata-se de um recorte de uma pesquisa nacional descritiva, com abordagem quantiqualitativa, coordenada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil, tendo como parceiras a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que se responsabilizou pela investigação na região norte do Estado de Minas Gerais. As experiências de Educação Permanente em Saúde e os sujeitos do estudo foram identificados por meio da pesquisa exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada aplicada aos gestores municipais e a observação de profissionais de saúde no decorrer de uma oficina do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde. A análise dos dados exploratórios possibilitou o mapeamento das experiências: Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde e Programa de Educação Permanente para Médicos. Pela técnica de análise do discurso, evidenciou-se que essas experiências se aderem às concepções de Educação Permanente, com potencial para transformação das práticas de saúde e organização das redes na Atenção Primária à Saúde, e encontram-se em processo de construção.Downloads
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Publicado
01-12-2012
Como Citar
1.
Leite MT de S, Sena RR de, Vieira MA, Mendonça JMG de, Dias OV, Santos MIP, Souza LPS e. Perspectivas de educação permanente em saúde no norte de Minas Gerais. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2012 [citado 8º de outubro de 2024];16(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50279
Edição
Seção
Pesquisa