Relacionamento interpessoal: identificação de comportamentos para trabalho em equipe em unidade coronariana
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49771Palavras-chave:
Equipe de Assistência ao Paciente, Relações Interprofissionais, Comportamento Cooperativo, Equipe de EnfermagemResumo
Objetivo: identificar, na equipe multiprofissional da unidade coronariana, comportamentos facilitadores e dificultadores, para o trabalho em equipe, na perspectiva do relacionamento interprofissional. Metodologia: pesquisa descritiva/ abordagem qualitativa, utilizando-se técnica do incidente crítico, desenvolvida em unidade coronariana de um hospital público de Minas Gerais, Brasil. Coleta realizada em 2014, por meio de entrevista semiestruturada. Participaram 45 profissionais da equipe multiprofissional. Critério de inclusão: trabalhar na referida unidade há, no mínimo, 12 meses; critério de exclusão: estar afastado do trabalho à época da coleta definitiva dos dados e não ser localizado após três tentativas para agendamento/realização da entrevista. Análise de dados pautada na análise de conteúdo e na técnica do incidente crítico. Resultados: ocorrência de 218 comportamentos, sendo 113 positivos e 105 negativos, relacionados ao trabalho em equipe, quanto ao relacionamento interprofissional, emergindo três categorias: colaborar com o colega, trocar informações com outro agente e interagir com colega. Predomínio de comportamentos facilitadores para trabalho em equipe, destacando-se a comunicação entre os agentes. Conclusões: evidenciaram-se investimento e esforço dos profissionais para transpor obstáculos, na tentativa de implementar o trabalho em equipe como potência para atuar sobre o objeto de trabalho e atingir, com êxito, a finalidade do trabalho em saúde.
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