Desafios para desenvolver competências no âmbito hospitalar

Autores

  • Laura Andrian Leal Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Mirelle Inácio Soares Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Beatriz Regina da Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Lucieli Dias Pedreschi Chaves Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Silvia Helena Henriques Camelo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v22i1.49645

Palavras-chave:

Enfermeiras e Enfermeiros, Competência Profissional, Hospitais

Resumo

Objetivou-se identificar os desafios encontrados pelo enfermeiro para o desenvolvimento de competências no processo de trabalho hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, no qual participaram 40 egressos de Enfermagem de uma instituição de ensino superior pública, de um município do interior paulista. Foi utilizada análise temática indutiva, sendo dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (guiadas por um roteiro) de setembro a dezembro de 2016. Identificaram-se cinco categorias de desafios que limitam o desenvolvimento de competências do enfermeiro hospitalar, tais como: relacionamento interpessoal conflituoso; idade profissional jovem - restrita experiência profissional; recursos humanos e materiais insuficientes; habilidade técnica limitada; e modelo de gestão rígido. Este estudo deve propiciar que centros formadores e gestores hospitalares reflitam sobre o seu papel na elaboração de estratégias que contribuam para amenizar os desafios enfrentados pelos enfermeiros e possibilitem o desenvolvimento de competências profissionais em seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Busari JO. Management and leadership development in healthcare and the challenges facing physician managers in clinical practice. Int J Clinical Leadership. 2012[citado em 2017 jun 03];17(4):211-6. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235997319_Management_and_Leadership_development_in_healthcare_and_the_challenges_facing_physician_managers_in_clinical_practice

Tchouaket ÉN, Lamarche PA, Goulet L, Contandriopoulos AP. Health care system performance of 27 OECD countries. Int J Health Plann Manage. 2012[citado em 2017 jun 03];27(2):104-29. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22302676

Correa GC. Definição e desenvolvimento de competências: um paradigma no processo estratégico. Rev CEPE. 2015[citado em 2018 jan 18];39(67):103-16. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cepe/article/view/6294/4329

Brown RA, Crookes PA. What are the 'necessary' skills for a newly graduating RN? Results of na Australian survey. BMC Nurs. 2016[citado em 2017 jun 03];15(23). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27051351

Silva DGV, Souza SS, Trentini M, Bonetti A, Mattosinho MMS. The challenges coped by the novice in nursing practice. Rev Esc Enferm USP. 2010[citado em 2017 jun 03];44(2):511-6. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000200038

Costa TV, Guariente MHDM. Enfermeiros egressos do currículo integrado: inserção e atuação profissional. Rev Enferm UFPE on line. 2017[citado em 2018 jan 31];11(1):77-85. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11880/14337

Souza LPS, Silva WSS, Mota EC, Santana JMF, Santos LGS, Silva CSO, Barbosa DA. Os desafios do recém-graduado em Enfermagem no mundo do trabalho. Rev Cubana Enferm. 2014[citado em 2017 jun 03];30(1). Disponível em: http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/127/79

Thoferhn MA. Enfermagem: manual de gerenciamento. Porto Alegre: Moriá; 2016.

Cherques HRT. Saturação em pesquisa qualitativa: estimativa empírica de dimensionamento. Rev PMKT. 2009[citado em 2017 jun 03];3:20-27. Disponível em: http://www.revistapmkt.com.br/en-gb/previous/previous.aspx?udt_1882_param_detail=7746

Braun V, Clarke V. Using thematic analysis in psychology. Qual Res Psychol. 2006[citado em 2017 jun 03];3(2):77-101. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa

Martins CCF, Santos VEP, Pereira MS, Santos NP. The nursing team's interpersonal relationships v. stress: limitations for practice. Cogitare Enferm. 2014[citado em 2017 jun 03];19(2):309-15. Disponível em: ttp://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/36985/22756

Carvalho BG, Peduzzi M, Ayres JRCM. Concepções e tipologia de conflitos entre trabalhadores e gerentes no contexto da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Cad Saúde Pública. 2014[citado em 2017 jun 03];30(7):1453-62. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2014000701453&script=sci_abstract&tlng=pt

Souza GC, Peduzzi M, Silva JAM, Carvalho BG. Teamwork in nursing: restricted to nursing professionals or an interprofessional collaboration? Rev Esc Enferm USP. 2016[citado em 2017 jun. 03];50(4):642-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v50n4/pt_0080-6234-reeusp-50-04-0642.pdf

Santana AMB, Ferreira JA, Nogueira MF, Andrade LDF. Interpersonal relationship in university practice: unraveling the view of students. Ciênc Cuid Saúde. 2015[citado em 2017 jun 03];14(4):1513-9. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/29886/16536

Novaretti MC, Santos EV, Quitério LM, Daud-Gallotti RM. Nursing workload and occurrence of incidents and adverse events in ICU patients. Rev Bras Enferm. 2014[citado em 2017 jun 03];67(5):692-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v67n5/0034-7167-reben-67-05-0692.pdf

Rabenschlag LA, Lima SBS, Eberhardt TD, Kessler M, Soares RSA, Camponogara S. Gestão da qualidade na assistência de enfermagem em unidades de clínica cirúrgica. Rev Enferm UFSM. 2015[citado em 2017 jun 03];5(2):235-46. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/15891

Bogo PC, Bernardino E, Castilho V, Cruz EDO. Enfermeiro no gerenciamento de materiais em hospitais de ensino. Rev Esc Enferm USP. 2015[citado em 2018 jan 30];49(4):632-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n4/pt_0080-6234-reeusp-49-04-0632.pdf

Moreira AJN, Sampaio CCG, Silva ML, Chevitarese L. Mundo do trabalho: dificuldades e desafios enfrentados pelos enfermeiros recém-admitidos em unidades hospitalares. Rev Rede Cuid Saúde. 2016[citado em 2017 jun 03];10(3):1-16. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.br/index.php/rcs/article/view/3966/2047

Almeida AO, Araújo IEM, Dalri MCB, Araújo S. Theoretical knowledge of nurses working in non-hospital urgent and emergency care units concerning cardiopulmonary arrest and resuscitation. Rev Latinoam Enferm. 2011[citado em 2017 jun 03];19(2):261-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692011000200006

Baykara ZG, Şahinoğlu S. An evaluation of nurses' professional autonomy in Turkey. Nurs Ethics. 2014[citado em 2017 jun 03];21(4):447-60. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24225057

Meira MDD, Kurcgant P. Nursing education: training evaluation by graduates, employers and teachers. Rev Bras Enferm. 2016[citado em 2017 jun 03];69(1):10-5. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000100016

Medeiros AC, Pereira QLC, Siqueira HCH, Cecagno D, Moraes CL. Gestão participativa na educação permanente em saúde: olhar das enfermeiras. Rev Bras Enferm. 2010[citado em 2017 jun 03];63(1):38-42. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000100007

Mazzoni VG, Bittencourt LP, Ribeiro ML. Desafios da dimensão organizacional do cuidado no cotidiano de trabalhadores de enfermagem. Rev Enferm UFPE on line. 2018[citado em 2018 jan 01];12(1):11-8. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/230392/25793

Cordeiro ALAO, Fernandes JD, Maurício MDALLD, Silva RMO, Barros CSMA, Romano CMC. Human capital in the nursing management of hospitals. Rev Esc Enferm USP. 2017[citado em 2018 jan 30];51:e03232. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v51/pt_1980-220X-reeusp-51-e03232.pdf

Oliveira WA. Enfermagem: os desafios e dificuldades do inicio da carreira. Rev Enferm FACIPLAC. 2017[citado em 2017 jun 03];2(2):1-19. Disponível em: http://revista.faciplac.edu.br/index.php/REFACI/article/view/267

Publicado

04-10-2018

Como Citar

1.
Leal LA, Soares MI, Silva BR da, Chaves LDP, Camelo SHH. Desafios para desenvolver competências no âmbito hospitalar. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 22º de novembro de 2024];22(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49645

Edição

Seção

Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.