Aquisição de habilidades para obtenção de dados subjetivos e manejo de emoções do paciente

Autores

  • Vanessa Santos Ribeiro Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo – USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil http://orcid.org/0000-0002-0686-4307
  • Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências da Saúde, Recife PE , Brazil, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Centro de Ciências da Saúde. Recife, PE – Brasil http://orcid.org/0000-0001-9831-0338
  • Cristina Mara Zamarioli Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo – USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil http://orcid.org/0000-0002-4757-7611
  • Caroline Guilherme Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Enfermagem, Macaé RJ , Brazil, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Faculdade de Enfermagem. Macaé, RJ – Brasil http://orcid.org/0000-0002-9965-9950
  • Luciana Kusumota Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo – USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil http://orcid.org/0000-0001-9290-3722
  • Emilia Campos Carvalho Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo – USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP. Ribeirão Preto, SP – Brasil http://orcid.org/0000-0003-0738-0539

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49779

Palavras-chave:

Metodologia, Ensino, Educação em Enfermagem, Comunicação, Simulação

Resumo

OBJETIVO: analisar a contribuição da metodologia da problematização na aprendizagem de habilidades comunicativas de estudantes de enfermagem para obtenção de dados subjetivos e manejo de emoções do paciente. MÉTODOS: estudo descritivo, com o desenvolvimento da metodologia da problematização usando o arco de Maguerez. Um vídeo foi usado como disparador da problematização, posteriormente foram identificados os pontos-chave e, após a teorização, na hipótese de solução, os alunos responderam às questões formuladas inicialmente. A aplicação à realidade deu-se por simulação em grupos com cinco participantes; aos estudantes foram atribuídos papéis de enfermeiro, paciente, acompanhante e observador. Os estudantes que representaram enfermeiros avaliaram as queixas e intervieram no manejo de emoções dos que representaram os pacientes. Os observadores identificaram as técnicas comunicativas presentes na interação. Todos participaram do debriefing. RESULTADOS: participaram do estudo 88 estudantes de graduação em Enfermagem de uma instituição pública. Na identificação dos pontos-chave, os estudantes destacaram 54 questões referentes aos aspectos da comunicação enfermeiro-paciente. Ao longo do desenvolvimento do arco foi possível identificar, nas falas dos participantes, os elementos condução da entrevista, obtenção de dados das queixas por meio da técnica OPQRST; manejo de emoções usando as técnicas comunicacionais NURSE, Ask-Tell-Ask, Tell Me More e comunicação terapêutica; além de outros tópicos identificados pelos estudantes. CONCLUSÃO: os dados revelaram que nas condições deste estudo o arco de Maguerez foi um método eficaz para o ensino do conteúdo proposto.

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Publicado

07-10-2019

Como Citar

1.
Ribeiro VS, Morais SCRV, Zamarioli CM, Guilherme C, Kusumota L, Carvalho EC. Aquisição de habilidades para obtenção de dados subjetivos e manejo de emoções do paciente. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 7º de outubro de 2019 [citado 9º de outubro de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49779

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