Adaptação cultural e equivalência semântica do Incivility in Nursing Education – Revised Survey

versão brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2023.42039

Palavras-chave:

Enfermagem, Incivilidade, Estudo de validação, Educação, Comportamento

Resumo

Objetivo: realizar a adaptação cultural e a equivalência semântica do Incivility in Nursing Education       Revised Survey para a cultura brasileira. Método: pesquisa metodológica      realizada em uma escola paulista de enfermagem e que contou com as      seguintes etapas: tradução, síntese das traduções, retrotradução, análise por comitê de especialistas, teste na população-alvo e apresentação da versão final à autora. A avaliação semântica para o idioma português do Brasil com a população-alvo seguiu o método DISABKIDS®. Resultados: obteve-se uma versão traduzida com poucas divergências da versão original. A      equivalência semântica apontou poucos itens de dificuldade, e as sugestões dos 21 estudantes de enfermagem que participaram dessa etapa foram essenciais para ajustes em três itens. A versão brasileira é composta por      24 itens referentes a comportamentos de estudantes e outros 24 a comportamentos de professores, representando os níveis alto e baixo de incivilidade. A versão final também conta com      questões de múltipla escolha e questões descritivas para caracterizar o      fenômeno na instituição e propor      alternativas de enfrentá-lo. Esta versão apresenta grande similaridade à versão original e foi  aprovada pela autora original. Conclusão: a adaptação à cultura brasileira e a equivalência semântica foram concluídas satisfatoriamente, resultando numa      versão com      condições de ser submetida à análise de propriedades psicométricas e      contribuir para identificação e manejo do fenômeno incivilidade nas instituições brasileiras de ensino de Enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Khan MS, Elahi NS, Abid G. Workplace incivility and job satisfaction: mediation of subjective well-being and moderation of forgiveness climate in health care sector. Eur J Investig Health Psychol Educ [Internet]. 2021[citado em 2022 nov. 22];11(4):1107-19. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ejihpe11040082

Mutchinick A. Las incivilidades en la escuela. Potencialidades y recaudos del uso de la categoría en la investigación educativa. Arch Cienc Educ [Internet]. 2017[citado em 2022 nov. 22];11(12):e034. Disponível em: https://doi.org/10.24215/23468866e034

Hachi ME. Faculty incivility: lived experiences of nursing graduates in the United Arab Emirates. Int Nurs Rev [Internet]. 2020[citado em 2022 nov. 22];67(1):127-35. Disponível em: https://doi.org/10.1111/inr.12554

Clark CM, Farnsworth J, Landrum RE. Development and description of the Incivility in Nursing Education (INE) Survey. J Theory Constr Test [Internet]. 2009[citado em 2020 dez. 2];13(1):7-15. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/1e3cd9398df9982fc82f68e216046252/1?pq-origsite=gscholar&cbl=11511

Clark CM, Barbosa-Leiker C, Gill LM, Nguyen D. Revision and psychometric testing of the Incivility in Nursing Education (INE) Survey: introducing the INE-R. J Nurs Educ [Internet]. 2015[citado em 2022 nov. 22];54(6):306-15. Disponível em: https://doi.org/10.3928/01484834-20150515-01

Patel SE, Chrisman M. Incivility through the continuum of nursing: a concept analysis. Nurs Forum [Internet]. 2020[citado em 2022 nov. 22];55(2):267-74. Disponível em: https://doi.org/10.1111/nuf.12425

Miller RE. Student performance: conduct and behaviour concerns. Int J Learn High Educ [Internet]. 2009 [citado em 2022 nov. 20];21(2):248-51. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ899311

Shen H, Wang H, Yan L, Liu W, Zhang J, Zhou F, et al. Incivility in nursing practice education in the operating room. Nurse Educ Today [Internet]. 2020[citado em 2022 nov. 22];88:104366. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104366

Elder BR, Seaton LP, Swinney LS. Lost in a crowd: anonymity and incivility in the accounting classroom. J Account Educ [Internet]. 2010[citado em 2020 nov. 18];20:91-107. Disponível em: https://aejournal.com/ojs/index.php/aej/article/view/153

Farid H, Hasan SJ, Naveed A, Hyder PR, Shaikh GM, Pasha L. Incivility in online learning environment: perception of dental students and faculty. J Dent Educ [Internet]. 2022[citado em 2022 nov. 22];86(12): 1591-601. Disponível em: https://doi.org/10.1002/jdd.13031

Moss SE, Mahmoudi M. STEM the bullying: an empirical investigation of abusive supervision in academic science. EClinicalMedicine [Internet]. 2021[citado em 2022 nov. 22];40:101-21. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2021.101121

Clark CM, Davis-Kenaley BL. Faculty empowerment of students to foster civility in nursing education: a merging of two conceptual models. Nurs Outlook [Internet]. 2011[citado em 2022 nov. 22];59(3):158-65. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.outlook.2010.12.005

Rawlins L. Faculty and student incivility in undergraduate nursing education: an integrative review. J Nurs Educ [Internet]. 2017[citado em 2022 nov. 22];56(12):709-16. Disponível em: https://doi.org/10.3928/01484834-20171120-02

Bence AF, Coetzee IK, Klopper HC, Ellis SM. The association between the practice environment and selected nurse educator outcomes in public nursing education institutions: a cross-sectional study. Nurse Educ Pract [Internet]. 2022[citado em 2022 nov. 22];58:103261. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103261

Palumbo R. Incivility in nursing education: an intervention. Nurse Educ Today [Internet]. 2018[citado em 2020 jun. 13];66:143-8. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.03.024

Rose KA, Jenkins SD, Astroth K, Woith W, Jarvill M. Lessons Learned: raising awareness of civility and incivility using semi-virtual reality simulation. J Nurs Educ [Internet]. 2020[citado em 2022 nov. 22];59(8):461-4. Disponível em: 10.3928/01484834-20200723-08

Al-Jubouri MB, Samson-Akpan P, Al-Fayyadh S, Machuca-Contreras FA, Unim B, Stefanovic SM, et al. Incivility among nursing faculty: a multi-country study. J Prof Nurs [Internet]. 2021[citado em 2022 nov. 22];37(2):379-86. Disponível em

Clark CM, Juan CM, Allerton BW, Otterness NS, Jun WY, Wei F. Faculty and student perceptions of academic incivility in the People's Republic of China. J Cult Divers [Internet]. 2012[citado em 2022 nov. 22]l;19(3):85-93. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23155894/

Beaton DE, Bombardier C, Guillemin F, Ferraz MB. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine (Phila Pa 1976) [Internet]. 2000[citado em 2022 nov. 22];25(24):3186-91. Disponível em: https://doi.org/10.1097/00007632-200012150-00014

DISABKIDS Group. Translation and validation procedure: guidelines and documentation form. Hamburgo: The DISABKIDS Group; 2004.

Romeiro V, Bullinger M, Marziale MHP, Fegadolli C, Reis RA, Silveira RCCP, et al. DISABKIDS® in Brazil: advances and future perspectives for the production of scientific knowledge. Rev LatinoAm Enferm [Internet]. 2020[citado em 2022 set. 15];28:e3257. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3003.3257

Albuquerque EM. Avaliação da técnica de amostragem “respondent-driven sampling” na estimação de prevalências de doenças transmissíveis em populações organizadas em redes complexas [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública; 2009[citado em 2022 nov. 8]. 99f. Disponível em: http://bvssp.icict.fiocruz.br/pdf/Albuquerqueemm.pdf

Minton O, Stone P. A systematic review of the scales used for the measurement of cancer-related fatigue (CRF). Ann Oncol [Internet]. 2009[citado em 2022 nov. 22];20(1):17-25. Disponível em: https://doi.org/10.1093/annonc/mdn537

Eka NGA, Chambers D. Incivility in nursing education: a systematic literature review. Nurse Educ Pract [Internet]. 2019[citado em 2022 nov. 22];39:45-54. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.06.004

Gagne JC, Kang HS, Hyun MS. Psychometric properties of the Korean version of the incivility in nursing education‐revised (INE‐R) survey. Nurs Health Sci [Internet]. 2016[citado em 2022 nov. 22];18(4):425-34. Disponível em: http://doi.org/10.1111/nhs.12285

Borsatti D, Gabriel R. A tradução automática de textos científicos como suporte pedagógico para o desenvolvimento da compreensão leitora em inglês para propósitos acadêmicos. Organon [Internet]. 2019[citado em 2020 jun. 20];34(66). Disponível em: https://doi.org/10.22456/2238-8915.93643

Publicado

18-10-2023

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Adaptação cultural e equivalência semântica do Incivility in Nursing Education – Revised Survey: versão brasileira. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 18º de outubro de 2023 [citado 17º de julho de 2025];27. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/42039

Artigos Semelhantes

1-10 de 1624

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)