Saúde bucal

autossatisfação, impacto nas atividades diárias e conhecimento de estudantes pré e pós-intervenção educativa

Autores

  • Vanessa dos Santos Ribeiro Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil
  • Aline Helena Appoloni Eduardo Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos São Paulo , Brazil, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Enfermagem. São Carlos, São Paulo - Brasil
  • Cristina Mara Zamarioli Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil
  • Caroline Guilherme Universidade Federal do Rio de Janeiro, Curso de Enfermagem, Macaé Rio de Janeiro , Brazil, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Curso de Enfermagem. Macaé, Rio de Janeiro - Brasil
  • Emilia Campos Carvalho Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20180037

Palavras-chave:

Educação, Enfermagem, Saúde Bucal, Recursos Audiovisuais

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito de uma intervenção educativa pautada no uso do vídeo, no grau de autossatisfação com saúde bucal, no impacto da condição bucal sobre o desempenho das atividades diárias e no conhecimento sobre saúde bucal, em estudantes de Enfermagem. Método: estudo quase-experimental utilizando um vídeo como intervenção educativa. Empregou-se como medidas a Escala de Autossatisfação com a Saúde Bucal, o Oral Impacts on Daily Performanc e um instrumento para avaliação cognitiva e procedimental sobre o tema. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (CAAE 12850613.8.0000.5393). Resultados: participaram 60 estudantes. Ao se comparar os dois momentos do estudo, a intervenção educativa promoveu aumento da autossatisfação com a saúde bucal, na percepção de impactos das condições bucais nas atividades diárias, no conhecimento cognitivo sobre saúde bucal e na execução da técnica de higienização. Conclusão: o vídeo apresentou efeito educativo sobre a autossatisfação, a percepção do impacto da condição bucal, sobre o conhecimento cognitivo e procedimental em relação à saúde bucal de estudantes de Enfermagem.

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Publicado

04-10-2018

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Saúde bucal: autossatisfação, impacto nas atividades diárias e conhecimento de estudantes pré e pós-intervenção educativa. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 22º de março de 2025];22. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49650

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