REFLEXÕES SOBRE O SABER, SABER-FAZER E SABER-ESTAR NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS

Autores

  • Maria Sinara Farias Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brazil, UECE, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Bolsista CAPES. Fortaleza, CE - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2695-502X
  • Larissa Ludmila Monteiro de Souza Brito Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brazil, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3978-4968
  • Aliniana da Silva Santos Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brazil, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1742-2758
  • Maria Vilaní Cavalcante Guedes Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brazil, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6766-4376
  • Lúcia de Fátima da Silva Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brazil, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3217-3681
  • Edna Maria Camelo Chaves Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Fortaleza CE , Brazil, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, CE - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9658-0377

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190055

Palavras-chave:

Enfermagem, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Conhecimento, Aptidão, Atitude

Resumo

RESUMO Trata-se de estudo reflexivo que se propõe a discutir sobre o saber, saber-fazer e saber-estar na formação dos enfermeiros. Nesse sentido, ressalta-se que o saber para a formação dos enfermeiros corresponde ao conhecimento necessário para um bom desempenho profissional que, atrelado ao saber-fazer, que são as habilidades necessárias para o cuidar, reflete um profissional qualificado, o qual reconhece a competência de saber-estar na enfermagem. Assim, essa reflexão leva a melhor compreensão sobre a importância dos saberes para a formação de enfermeiros, uma vez que, atualmente, essa compreensão é negligenciada por algumas instituições formadoras.

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Publicado

25-11-2019

Como Citar

1.
Farias MS, Brito LLM de S, Santos A da S, Guedes MVC, Silva L de F da, Chaves EMC. REFLEXÕES SOBRE O SABER, SABER-FAZER E SABER-ESTAR NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 25º de novembro de 2019 [citado 23º de maio de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49821

Edição

Seção

Artigo de Reflexao

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