Conhecimentos, vivências e crenças no campo sexual: um estudo com alunos do ensino médio com perfis socioeconômicos diferenciados

Autores

  • Vânia de Souza Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Belo Horizonte MG , Brazil, Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Associada. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Enfermagem – EE, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública – EMI. Belo Horizonte, MG – Brasil., Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriano Marçal Pimenta UFMG, EE, EMI, Belo Horizonte MG , Brazil, Enfermeiro. Doutor em Saúde e Enfermagem. Professor Adjunto IV. UFMG, EE, EMI. Belo Horizonte, MG – Brasil., Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laíse Conceição Caetano UFMG, EE, EMI, Belo Horizonte MG , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Saúde Pública. Professora Adjunta. UFMG, EE, EMI. Belo Horizonte, MG – Brasil., Universidade Federal de Minas Gerais
  • Joice Silva Rodrigues Cardoso Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, Belo Horizonte MG , Brazil, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Belo Horizonte, MG – Brasil.
  • Mark Anthony Beinner UFMG, EE, EMI, Belo Horizonte MG , Brazil, Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor Associado. UFMG, EE, EMI. Belo Horizonte, MG – Brasil., Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lenice de Castro Mendes Villela UFMG, EE, EMI, Belo Horizonte MG , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem de Saúde Pública. Professora Associada. UFMG, EE, EMI. Belo Horizonte, MG –Brasil., Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49895

Palavras-chave:

Adolescente, Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Fatores Socioeconômicos, Educação em Saúde

Resumo

O objetivo neste estudo foi analisar conhecimentos, vivências e crenças no campo sexual de estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio, com perfis socioeconômicos diferenciados. Trata-se de uma investigação transversal, descritiva e analítica, com amostragem por conveniência. Aplicou-se questionário estruturado a 258 alunos de Belo Horizonte-MG, de escolas classificadas em A, B2 e C1, segundo critério de classificação econômica. Os resultados mostraram que o nível socioeconômico foi relevante na diferenciação entre os alunos das três escolas, no que se refere à iniciação sexual e a diversos conhecimentos. Essa diferença não foi, no entanto, significativa quanto à orientação sexual dada pela mãe e pai. Os alunos da escola A demonstraram mais domínio dos conteúdos, embora certos desconhecimentos essenciais a uma prática menos vulnerável tenham também se revelado independentes das condições socioeconômicas e do nível de escolaridade do responsável pela família. As limitações do conhecimento associadas aos mitos e crenças, identificadas nas três escolas, sinalizaram como uma contribuição para mais vulnerabilidade às ISTs, à gravidez na adolescência e às consequências relacionadas a sexo e violência sexual. Os resultados revelam a premência pela busca de alternativas investigativas e interventivas que deem amplitude às discussões sobre sexualidade com os adolescentes, incluindo abordagens como sexo, geração, violência nas relações de intimidade, direitos sexuais e reprodutivos e acessibilidade aos serviços de saúde, de forma que os adolescentes se vejam como protagonista em sua forma de ser e viver sua sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Macedo SR, Miranda FA, Pessoa Júnior JM, Nóbrega VK. Adolescência e sexualidade: scripts sexuais a partir das representações sociais. Rev Bras Enferm. 2013[citado em 2016 jan. 29];66(1):103-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n1/v66n1a16.pdf

Ministério da Saúde (BR). Boletim informativo DST/AIDS. Diretoria de epidemiologia e vigilância sanitária; Diretoria executiva de epidemiologia, programa estadual DST/Aids. Brasília: MS; 2000.

Lima FCA, Jesus FB, Martins CBG, Souza SPS, Matos KF. A experiência e atitudes de adolescentes frente à sexualidade. Mundo Saúde. 2013[citado em 2016 jan. 29];37(4):385-93. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/102992

Vonk AC, Bonan C, Silva KS. Sexualidade, reprodução e saúde: experiências de adolescentes que vivem em município do interior de pequeno porte. Ciênc Saúde Coletiva. 2013[citado em 2016 jan. 29];18(6):1795-807. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232013000600030&script=sci_abstract&tlng=pt

Borges AL, Nichiata LY, Schor N. Conversando sobre sexo: a rede sociofamiliar como base de promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Rev Latino-Am Enferm. 2006[citado em 2016 jan. 29];14(3):422-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n3/v14n3a17.pdf

Altmann H. A sexualidade adolescente como foco de investimento político-educacional. Educ Rev. 2007[citado em 2016 jan. 29];12(46):287-310. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/n46/a12n46.pdf

Savegnano SDO, Arpini DM. Diálogos sobre sexualidade na família: reflexões a partir do discurso de meninas. Psicol Argum. 2014[citado em 2016 jan. 29];32(76):57-67. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/276236929_Dialogos_sobre_sexualidade_na_familia_reflexoes_a_partir_do_discurso_de_meninas

Ministério da Educação e do Desporto (BR). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; temas transversais. Brasília: MEC/SEF; 1998.

Ministério da Saúde (BR). Programa Saúde na Escola (PSE). Brasília: MS; 2010. [citado em 2016 jan. 29]. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/programa_saude_na_escola.php

Nothaft SCS, Zanatta EA, Brumm MLB, Galli KSB, Erdtmann BK, Buss E, et al. Sexualidade do adolescente no discurso de educadores: possibilidades para práticas. REME - Rev Min Enferm. 2014[citado em 2016 jan. 29];18(2):284-9. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/927

Aquino EML, Heilborn ML, Knauth D, Bozon M, Almeida MC, Araújo J, et al. Adolescência e reprodução no Brasil: a heterogeneidade dos perfis sociais. Cad Saúde Pública. 2003[citado em 2016 jan. 29];19(2):S377-S388. Disponível em: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000800019&lng=en&nrm=iso

Berquo E, Garcia S, Lima L. Reprodução na juventude: perfis sociodemográficos, comportamentais e reprodutivos na PNDS 2006. Rev Saúde Pública. 2012[citado em 2016 jan. 29];46(4):685-93. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102012000400013&lng=pt&nrm=iso

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério de classificação econômica Brasil. [citado em 2016 jan. 29]. Disponível em: www.abep.org/Servicos/Download.aspx?id=07

Castro MG, Abramovay M, Silva LB. Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO; 2004.

Martins LB, Costa-Paiva L, Osis MJ, Sousa MH, Pinto Neto AM, Tadini V. Conhecimento sobre métodos anticoncepcionais por estudantes adolescentes. Rev Saúde Pública. 2006[citado em 2016 jan. 29];40(1):57-64. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000100010

Romero KT, Medeiros EH, Vitalle MS, Wehba J. O conhecimento das adolescentes sobre questões relacionadas ao sexo. Rev Assoc Med Bras. 2007[citado em 2016 jan. 29];53(1):14-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42302007000100012&script=sci_abstract&tlng=pt

Reina MF, Ciaravino H, Llovera N, Castelo-Branco C. Contraception knowledge and sexual behaviour in secondary school students. Gynecol Endocrinol. 2010[citado em 2016 jan. 29];26(7):479-83. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20236027

Cruzeiro AL, Souza LD, Silva RA, Pinheiro RT, Rocha CL, Horta BL. Comportamento sexual de risco: fatores associados ao número de parceiros sexuais e ao uso de preservativo em adolescentes. Ciênc Saúde Coletiva. 2010[citado em 2016 jan. 29];15(Suppl 1):1149-58. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700023

Alquaiz AM, Almuneef MA, Minhas HR. Knowledge, attitudes, and resources of sex education among female adolescents in public and private schools in Central Saudi Arabia. Saudi Med J. 2012[citado em 2016 jan. 29];33(9):1001-9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22964813

Opara PI, Eke GK, Tabansi PN. Perception of sexuality education amongst secondary school students in Port Harcourt, Nigeria. West Afr J Med. 2012[citado em 2016 jan. 29];31(2):109-13. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23208480

Sousa LB, Fernandes JFP, Barroso MGT. Sexualidade na adolescência: análise da influência de fatores culturais presentes no contexto familiar. Acta Paul Enferm. 2006[citado em 2016 jan. 29];19(4):408-13. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v19n4/v19n4a07.pdf

Altmann H. Educação sexual em uma escola: da reprodução à prevenção. Cad Pesqui. 2009[citado em 2016 jan. 29];39(136):175-200. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v39n136/a0939136.pdf

Núcleo de Estudos de População - NEPO. Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids. Fundo de População das Nações Unidas. Preservativo feminino: das políticas globais à realidade brasileira. Brasília: UNFPA; 2011. [citado em 2011 jan. 10]. Disponível em: www.unfpa.org.br/Arquivos/preservativo_feminino.pdf

Pelloso SM, Carvalho MDB, Higarashi IH. Sexualidade e gênero: um estudo com adolescentes em um município de pequeno porte do Noroeste do Paraná. Acta Sci Health Sci. 2008[citado em 2016 jan. 29];30(2):113-9. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/view/552

Chandra-Mouli V, Svanemyr J, Amin A, Fogstad H, Say L, Girard F, et al. Twenty years after International Conference on Population and Development: where are we with adolescent sexual and reproductive health and rights? J Adolesc Health. 2015[citado em 2016 jan. 29];56(1 Suppl):S1-6. Disponível em: http://ecommons.aku.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1064&context=eastafrica_fhs_mc_obstet_gynaecol

Ministério da Saúde (BR). DATASUS. Indicadores de morbidade e fatores de risco: incidência de hepatite B. Brasília: MS; 2008. [citado em 2016 jan. 29]. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?idb2008/d0108.def

Nleya PT, Segale E. How setswana cultural beliefs and practices on sexuality affect teachers' and adolescents' sexual decisions, practices, and experiences as well as HIV/AIDS and STI prevention in select Botswanan Secondary Schools. J Int Assoc Provid AIDS Care. 2015[citado em 2016 jan. 29];14(3):224-33. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23803563

Publicado

05-06-2017

Como Citar

1.
Souza V de, Pimenta AM, Caetano LC, Cardoso JSR, Beinner MA, Villela L de CM. Conhecimentos, vivências e crenças no campo sexual: um estudo com alunos do ensino médio com perfis socioeconômicos diferenciados. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 5º de junho de 2017 [citado 1º de dezembro de 2024];21(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49895

Edição

Seção

Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.