Conhecimentos, vivências e crenças no campo sexual: um estudo com alunos do ensino médio com perfis socioeconômicos diferenciados
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49895Palavras-chave:
Adolescente, Sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Fatores Socioeconômicos, Educação em SaúdeResumo
O objetivo neste estudo foi analisar conhecimentos, vivências e crenças no campo sexual de estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio, com perfis socioeconômicos diferenciados. Trata-se de uma investigação transversal, descritiva e analítica, com amostragem por conveniência. Aplicou-se questionário estruturado a 258 alunos de Belo Horizonte-MG, de escolas classificadas em A, B2 e C1, segundo critério de classificação econômica. Os resultados mostraram que o nível socioeconômico foi relevante na diferenciação entre os alunos das três escolas, no que se refere à iniciação sexual e a diversos conhecimentos. Essa diferença não foi, no entanto, significativa quanto à orientação sexual dada pela mãe e pai. Os alunos da escola A demonstraram mais domínio dos conteúdos, embora certos desconhecimentos essenciais a uma prática menos vulnerável tenham também se revelado independentes das condições socioeconômicas e do nível de escolaridade do responsável pela família. As limitações do conhecimento associadas aos mitos e crenças, identificadas nas três escolas, sinalizaram como uma contribuição para mais vulnerabilidade às ISTs, à gravidez na adolescência e às consequências relacionadas a sexo e violência sexual. Os resultados revelam a premência pela busca de alternativas investigativas e interventivas que deem amplitude às discussões sobre sexualidade com os adolescentes, incluindo abordagens como sexo, geração, violência nas relações de intimidade, direitos sexuais e reprodutivos e acessibilidade aos serviços de saúde, de forma que os adolescentes se vejam como protagonista em sua forma de ser e viver sua sexualidade.
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