Percepção de idosos acerca das atividades desenvolvidas no hiperdia
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v19i2.50108Palavras-chave:
Idoso, Doença Crônica, Educação em Saúde, Enfermagem, Saúde do IdosoResumo
Pesquisa descritiva exploratória, com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi compreender como o idoso avalia as atividades do HiperDia. Para isso, foram realizados quatro grupos focais no período de novembro a dezembro de 2013, com idosos que participavam das atividades desenvolvidas no HiperDia de uma Unidade Básica de Saúde de município da região noroeste do Paraná. Para análise dos dados foram utilizadas as três etapas do processo da análise temática de conteúdo. Desse modo, emergiram as seguintes temáticas: as atividades educativas são valorizadas; associa-se o acesso às consultas e aos medicamentos às atividades educativas; e revelaram-se fragilidades no desenvolvimento das reuniões do HiperDia. Concluiu-se que os idosos que participam das atividades educativas desenvolvidas no HiperDia pela equipe de estratégia saúde da família percebem tais ações como fonte de orientação e esclarecimento acerca de sua saúde, estimulando a mudança de hábitos. E associam o acesso a consultas e medicamentos às atividades educativas, sendo este o principal evento motivador para sua participação nas mesmas.Downloads
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