Conhecimento de professores do ensino fundamental sobre diabetes e seu manejo no ambiente escolar

Autores

  • Evelin Matilde Arcain Nass Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Maringá PR , Brazil, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Maringá, PR – Brasil http://orcid.org/0000-0002-5140-3104
  • Pamela dos Reis Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Maringá PR , Brazil, UEM, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Maringá, PR – Brasil; Instituto Adventista Paranaense – IAP, Curso de Enfermagem. Ivatuba, PR – Brasil http://orcid.org/0000-0003-1000-4649
  • Elen Ferraz Teston Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Curso de Enfermagem, Campo Grande MS , Brazil, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, Curso de Enfermagem. Campo Grande, MS – Brasil http://orcid.org/0000-0001-6835-0574
  • Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Maringá PR , Brazil, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Maringá, PR – Brasil http://orcid.org/0000-0002-6008-2795
  • Maria Aparecida Salci Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Maringá PR , Brazil, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Maringá, PR – Brasil http://orcid.org/0000-0002-6386-1962
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Maringá PR , Brazil, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Maringá, PR – Brasil http://orcid.org/0000-0002-6607-362X

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49781

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Complicações do Diabetes, Saúde da Criança, Serviços de Saúde Escolar

Resumo

OBJETIVO: apreender o conhecimento de professores sobre o diabetes mellitus e seu manejo no ambiente escolar. MÉTODOS: estudo exploratório qualitativo que utilizou como base conceitual o Programa Saúde na Escola. Os dados foram coletados no período de outubro a dezembro de 2016, com 31 professores do ensino fundamental, utilizando um roteiro com questões abertas e subjetivas, que foram submetidas à análise de conteúdo. RESULTADOS: emergiram duas categorias – conhecimento limitado sobre a doença e cuidados preventivos adotados e limitações na identificação e manejo de descompensações glicêmicas. Os professores reconhecem a importância de capacitação nessa área e de uma boa comunicação dos familiares com os profissionais da educação para melhor cuidado da criança no ambiente escolar. CONCLUSÃO: numerosos são os desafios no cuidado às crianças com diabetes mellitus no contexto escolar, sendo necessário repensar ações articuladas entre família, escola e o setor saúde.

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Publicado

07-10-2019

Como Citar

1.
Nass EMA, Reis P dos, Teston EF, Ichisato SMT, Salci MA, Marcon SS. Conhecimento de professores do ensino fundamental sobre diabetes e seu manejo no ambiente escolar. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 7º de outubro de 2019 [citado 8º de setembro de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49781

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