Conhecimento de professores do ensino fundamental sobre diabetes e seu manejo no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49781Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Complicações do Diabetes, Saúde da Criança, Serviços de Saúde EscolarResumo
OBJETIVO: apreender o conhecimento de professores sobre o diabetes mellitus e seu manejo no ambiente escolar. MÉTODOS: estudo exploratório qualitativo que utilizou como base conceitual o Programa Saúde na Escola. Os dados foram coletados no período de outubro a dezembro de 2016, com 31 professores do ensino fundamental, utilizando um roteiro com questões abertas e subjetivas, que foram submetidas à análise de conteúdo. RESULTADOS: emergiram duas categorias – conhecimento limitado sobre a doença e cuidados preventivos adotados e limitações na identificação e manejo de descompensações glicêmicas. Os professores reconhecem a importância de capacitação nessa área e de uma boa comunicação dos familiares com os profissionais da educação para melhor cuidado da criança no ambiente escolar. CONCLUSÃO: numerosos são os desafios no cuidado às crianças com diabetes mellitus no contexto escolar, sendo necessário repensar ações articuladas entre família, escola e o setor saúde.
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