Revisão e aplicabilidade de um software de sistematização da assistência no ensino de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v13i2.50552Palavras-chave:
Validação de Programas de Computador, Processos de Enfermagem, Registros de Enfermagem, Tecnologia Educacional, Educação em EnfermagemResumo
O objetivo com este estudo descritivo transversal foi revisar conceitualmente um software de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), bem como avaliar sua aplicabilidade no ensino de enfermagem. Fez-se a revisão conceitual dos componentes do software SAE SerSaúde após terem sido utilizados por 53 alunos do curso de graduação em enfermagem de dois semestres consecutivos. Foram realizadas intervenções, sendo uma no software, com a inclusão de recursos tecnológicos para seu melhoramento, e outra com os alunos para treinamento. O software foi avaliado de acordo com critérios como nível de dificuldade no manuseio, fundamentação teórica, necessidade de auxílio para utilização e contribuição deste para a SAE, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram coletados por meio de estatística descritiva. Os alunos consideraram o software adequado para o ensino e apresentaram opinião positiva, considerando-o como um recurso tecnológico que contribui para a implementação da SAE.Publicado
01-06-2009
Edição
Seção
Pesquisa
Como Citar
1.
Revisão e aplicabilidade de um software de sistematização da assistência no ensino de enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2009 [citado 4º de janeiro de 2025];13(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50552