Significados e reflexões sobre o ser portador de hipertensão arterial
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v12i3.50609Palavras-chave:
Hipertensão, Programa Saúde da Família, Educação de Pacientes como Assunto, Educação em Saúde, Pesquisa em EnfermagemResumo
O objetivo com este estudo foi conhecer os significados que os portadores de hipertensão, participantes das Reuniões Educativas promovidas pelo Programa de Saúde da Família (PSF), atribuem à doença. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, orientado pelo materialismo dialético. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos oito portadores de hipertensão, definidos por meio de sorteio entre os cadastrados, em uma Equipe de Saúde da Família (ESF). Nesse sorteio, foram contemplados sujeitos dos sexos masculino e feminino e de quatro faixas etárias preestabelecidas. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise do discurso. Os resultados revelaram o que a hipertensão arterial significa para os portadores de hipertensão entrevistados, os sintomas, as causas, o tratamento e o prognóstico da dela. Os entrevistados percebem a doença de forma negativa, pois a condição crônica de uma enfermidade pode ocasionar perdas nos relacionamentos sociais, nas atividades de lazer e no prazer. Essas perdas levam, muitas vezes, ao desânimo, à tristeza, à depressão e à frustração, além de ser um agravante no momento de mudar e de adaptar-se a um novo estilo de vida. A opção metodológica adotada nas Reuniões Educativas mostrou-se pouco emancipatória e fortemente centrada na atenção curativa, bem como no atendimento chamado "queixa-conduta". Conclui-se que há necessidade de reflexões sobre o ser hipertenso para subsidiar o aperfeiçoamento das ações educativas para os usuários.Downloads
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Publicado
01-09-2008
Como Citar
1.
Silva CRS, Vieira MA, Sena RR de. Significados e reflexões sobre o ser portador de hipertensão arterial. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2008 [citado 7º de outubro de 2024];12(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50609
Edição
Seção
Pesquisa