Desenvolvimento curricular do curso de enfermagem da Famema:

contexto atual

Autores

  • Cássia Galli Hamamoto Faculdade de Medicina de Marília
  • Maria José Sanches Marin Faculdade de Medicina de Marília
  • Marília Simon Sgambatti Faculdade de Medicina de Marília
  • Renata Shimizu Locatelli da Rosa Faculdade de Medicina de Marília
  • Silvia Franco da Rocha Tonhom MaríliaSP, Faculdade de Medicina de Marília, marnadia@terra.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5935/2316-9389.2006.v10.50775

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Escolas de Enfermagem, Instituições de Ensino Superior, Ensino/Métodos, Currículo

Resumo

Neste relato apresenta-se a organização atual do currículo do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília, considerando o processo de desenvolvimento permanente dos sete anos de implementação do currículo integrado e de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A construção deste modelo representa um movimento inovador, no qual o desenvolvimento curricular é compreendido como um processo contínuo, considerando-se a dinamicidade da sociedade e dos serviços de saúde. A complexidade relacionada à formação do enfermeiro que atenda às demandas atuais, possibilitando principalmente a reflexão de uma prática profissional e a viabilidade das transformações, se constitui, sem dúvida, no principal desafio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-04-2006

Edição

Seção

Relato

Como Citar

1.
Desenvolvimento curricular do curso de enfermagem da Famema:: contexto atual. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de abril de 2006 [citado 12º de dezembro de 2025];10(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50775

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)