O cinema a serviço da cultura política nazista
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2017.5058Palavras-chave:
Cultura política, Nazismo , Cinema, O Triunfo da Vontade, Jud SussResumo
O presente artigo analisa a influência do cinema na consolidação do nacional-socialismo alemão, a partir de breve resgate histórico do nazismo e de estudo dos filmes O Triunfo da Vontade (1935, dirigido por Leni Riefenstahl) e Jud Süss (1940, dirigido por Veit Harlan). Ambos os filmes tiveram o apoio do governo de Hitler em sua produção e apresentam itens fundamentais da ideologia do Terceiro Reich, como o culto ao “líder salvador” (notável em O Trinfo da Vontade) e o sentimento de identidade nacional baseado no inimigo comum do povo ariano (que é promovido de maneira sutil em Jud Süss). Filmes como esses ilustram o importante papel que o uso do cinema e da propaganda tiveram na manipulação das massas, ajudando a consolidar o nazismo como a cultura política hegemônica na Alemanha do contexto estudado, uma cultura que levou a uma das maiores atrocidades já vistas pela humanidade: o Holocausto.
Referências
ALVES, Adalmo Dias; OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Carl Schmitt: um teórico da exceção sob o estado de exceção. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, n. 105, p. 225-276, jul./dez. 2012.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo.São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
BERGAN, Ronald. Ismos:para entender o cinema. Trad. Christiano Sensi. São Paulo: Globo, 2010.
BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. Para uma história cultural. Trad. Ana Moura. Lisboa: Estampa, 1998.
BRANCO, Alberto Manuel Varas. O cinema nas décadas de 30 a 50 do século XX: uma visão histórica. Forum Media. Revista do Curso de Comunicação Social - ISPV - ESEV, Viseu, n. 5, nov. 2003. Disponível em: <http://www.ipv.pt/forumedia/5/15.htm>. Acesso em: 04 jul. 2017.
CÁNEPA, Laura Loguercio. Expressionismo alemão. In: MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2008, p. 55-88.
COUTO, Joaquim Miguel; HACKL, Gilberto. Hjalmar Schacht e a economia alemã (1920-1950). Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 3 (31), p.311-341, dez. 2007.
DIEGUES, Cacá. Sempre haverá Casablanca. O Globo, 12 mar. 2017. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/opiniao/sempre-havera-casablanca-21046560>. Acesso em: 04 jul. 2017.
HITLER, Adolf. MeinKampf. 5. ed. Trad. Klaus Von Puschen. São Paulo: Centauro, 2001.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: O Breve Século XX (1914 – 1991). 2. ed. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia Das Letras, 2004.
JUD Süss (1940). Disponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0025913/trivia?tab=qt&ref_=tt_trv_qu>. Acesso em: 23 mai. 2017.
JUD Süss. Direção: Veit Harlan. Produção: Otto Lehmann. Alemanha: Terra-Filmkunst,1940. 98 min. Versão online (filme em domínio público). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AWNwmk9tqSY>. Acesso em: 20 mai. 2017.
KEMP, Philip. Tudo sobre cinema. Trad. Fabiano Morais et al. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
KURTZ, Adriana Schryver. O cinema nazista à serviço do holocausto judeu (ou um percurso da fábrica de sonhos à morte industrial). In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH, São Paulo, julho de 2011. Disponível em<http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300502844_ARQUIVO_anpuh2011cinemaepropagandaideologicartf.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017.
LIMA, George Marmelstein. 50 Anos do Caso Lüth: o caso mais importante da história do constitucionalismo alemão pós-guerra, 2008. Disponível em: <https://direitosfundamentais.net/2008/05/13/50-anos-do-caso-luth-o-caso-mais-importante-da-historia-do-constitucionalismo-alemao-pos-guerra/>. Acesso em: 23 mai. 2017.
MONTEIRO, Gustavo Feital. Nazismo, cinema e os judeus:o antissemitismo nos filmes Jud Süß e Der Ewige Jude. In: IX Semana de História Política - VI Seminário Nacional de História: cultura e sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2014, p. 1337-1346. Disponível em: <http://www.academia.edu/14120700/Nazismo_Cinema_e_os_Judeus_O_Antissemitismo_nos_Filmes_Jud_S%C3%BC%C3%9F_e_Der_Ewige_Jude>. Acesso em: 21 mai. 2017.
O TRIUNFO da Vontade. Direção: Leni Riefenstahl. Produção: Leni Riefenstahl. Alemanha: Leni Riefenstahl-Produktion; NSDAP Reichspropagndaleitung Hauptabt, 1935. 104min. Versão online (filme em domínio público). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_uP9h008eHU>. Acesso em: 21 mai. 2017.
PEREIRA, Wagner Pinheiro. O império das imagens de Hitler:o projeto de expansão internacional do modelo de cinema nazista na Europa e na América Latina (1933-1955). 2008. 432 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SBROCCO, Fernando Moreira. A Alemanha no período entre-guerras: um estudo sobre a hiperinflação e a ascensão do Nazismo. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Araraquara, 2001. Disponível em : <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/121089/sbrocco_fm_tcc_arafcl.pdf?sequence=1>. Acesso em: 15 mai. 2017.
SCHMITT, Carl. O conceito do político. Trad. Alvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Vozes, 1992.
SIRINELLI, Jean-François (dir.). Histoire des droites en France, tome II: Cultures. Paris: Gallimard, 1992.
TRIUNFO da Vontade (1935) - Quotes. Disponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0025913/trivia?tab=qt&ref_=tt_trv_qu>. Acesso em: 22 mai. 2017.
URWAND, Ben. A colaboração: o pacto entre Hollywood e o Nazismo. Trad. Luis Reyes Gil. São Paulo: LeYa, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Bruna Krieck Farche, Maria Laura Tolentino Marques Gontijo Couto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.