O cinema a serviço da cultura política nazista

Autores

  • Bruna Krieck Farche Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Laura Tolentino Marques Gontijo Couto Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2017.5058

Palavras-chave:

Cultura política, Nazismo , Cinema, O Triunfo da Vontade, Jud Suss

Resumo

O presente artigo analisa a influência do cinema na consolidação do nacional-socialismo alemão, a partir de breve resgate histórico do nazismo e de estudo dos filmes O Triunfo da Vontade (1935, dirigido por Leni Riefenstahl) e Jud Süss (1940, dirigido por Veit Harlan). Ambos os filmes tiveram o apoio do governo de Hitler em sua produção e apresentam itens fundamentais da ideologia do Terceiro Reich, como o culto ao “líder salvador” (notável em O Trinfo da Vontade) e o sentimento de identidade nacional baseado no inimigo comum do povo ariano (que é promovido de maneira sutil em Jud Süss). Filmes como esses ilustram o importante papel que o uso do cinema e da propaganda tiveram na manipulação das massas, ajudando a consolidar o nazismo como a cultura política hegemônica na Alemanha do contexto estudado, uma cultura que levou a uma das maiores atrocidades já vistas pela humanidade: o Holocausto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Krieck Farche, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contato: brunakfarche@gmail.com. http://orcid.org/0000-0003-2859-5520

Maria Laura Tolentino Marques Gontijo Couto, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bolsista PIBIC/CNPq. Contato: maria.ml.laura@gmail.com. http://orcid.org/0000-0002-9298-9906.

Referências

ALVES, Adalmo Dias; OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Carl Schmitt: um teórico da exceção sob o estado de exceção. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, n. 105, p. 225-276, jul./dez. 2012.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo.São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BERGAN, Ronald. Ismos:para entender o cinema. Trad. Christiano Sensi. São Paulo: Globo, 2010.

BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François. Para uma história cultural. Trad. Ana Moura. Lisboa: Estampa, 1998.

BRANCO, Alberto Manuel Varas. O cinema nas décadas de 30 a 50 do século XX: uma visão histórica. Forum Media. Revista do Curso de Comunicação Social - ISPV - ESEV, Viseu, n. 5, nov. 2003. Disponível em: <http://www.ipv.pt/forumedia/5/15.htm>. Acesso em: 04 jul. 2017.

CÁNEPA, Laura Loguercio. Expressionismo alemão. In: MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2008, p. 55-88.

COUTO, Joaquim Miguel; HACKL, Gilberto. Hjalmar Schacht e a economia alemã (1920-1950). Economia e Sociedade, Campinas, v. 16, n. 3 (31), p.311-341, dez. 2007.

DIEGUES, Cacá. Sempre haverá Casablanca. O Globo, 12 mar. 2017. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/opiniao/sempre-havera-casablanca-21046560>. Acesso em: 04 jul. 2017.

HITLER, Adolf. MeinKampf. 5. ed. Trad. Klaus Von Puschen. São Paulo: Centauro, 2001.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: O Breve Século XX (1914 – 1991). 2. ed. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia Das Letras, 2004.

JUD Süss (1940). Disponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0025913/trivia?tab=qt&ref_=tt_trv_qu>. Acesso em: 23 mai. 2017.

JUD Süss. Direção: Veit Harlan. Produção: Otto Lehmann. Alemanha: Terra-Filmkunst,1940. 98 min. Versão online (filme em domínio público). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AWNwmk9tqSY>. Acesso em: 20 mai. 2017.

KEMP, Philip. Tudo sobre cinema. Trad. Fabiano Morais et al. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

KURTZ, Adriana Schryver. O cinema nazista à serviço do holocausto judeu (ou um percurso da fábrica de sonhos à morte industrial). In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH, São Paulo, julho de 2011. Disponível em<http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300502844_ARQUIVO_anpuh2011cinemaepropagandaideologicartf.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017.

LIMA, George Marmelstein. 50 Anos do Caso Lüth: o caso mais importante da história do constitucionalismo alemão pós-guerra, 2008. Disponível em: <https://direitosfundamentais.net/2008/05/13/50-anos-do-caso-luth-o-caso-mais-importante-da-historia-do-constitucionalismo-alemao-pos-guerra/>. Acesso em: 23 mai. 2017.

MONTEIRO, Gustavo Feital. Nazismo, cinema e os judeus:o antissemitismo nos filmes Jud Süß e Der Ewige Jude. In: IX Semana de História Política - VI Seminário Nacional de História: cultura e sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2014, p. 1337-1346. Disponível em: <http://www.academia.edu/14120700/Nazismo_Cinema_e_os_Judeus_O_Antissemitismo_nos_Filmes_Jud_S%C3%BC%C3%9F_e_Der_Ewige_Jude>. Acesso em: 21 mai. 2017.

O TRIUNFO da Vontade. Direção: Leni Riefenstahl. Produção: Leni Riefenstahl. Alemanha: Leni Riefenstahl-Produktion; NSDAP Reichspropagndaleitung Hauptabt, 1935. 104min. Versão online (filme em domínio público). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_uP9h008eHU>. Acesso em: 21 mai. 2017.

PEREIRA, Wagner Pinheiro. O império das imagens de Hitler:o projeto de expansão internacional do modelo de cinema nazista na Europa e na América Latina (1933-1955). 2008. 432 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SBROCCO, Fernando Moreira. A Alemanha no período entre-guerras: um estudo sobre a hiperinflação e a ascensão do Nazismo. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Araraquara, 2001. Disponível em : <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/121089/sbrocco_fm_tcc_arafcl.pdf?sequence=1>. Acesso em: 15 mai. 2017.

SCHMITT, Carl. O conceito do político. Trad. Alvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Vozes, 1992.

SIRINELLI, Jean-François (dir.). Histoire des droites en France, tome II: Cultures. Paris: Gallimard, 1992.

TRIUNFO da Vontade (1935) - Quotes. Disponível em: <http://www.imdb.com/title/tt0025913/trivia?tab=qt&ref_=tt_trv_qu>. Acesso em: 22 mai. 2017.

URWAND, Ben. A colaboração: o pacto entre Hollywood e o Nazismo. Trad. Luis Reyes Gil. São Paulo: LeYa, 2014.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

FARCHE, B. K.; COUTO, M. L. T. M. G. O cinema a serviço da cultura política nazista. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 346–364, 2017. DOI: 10.35699/2525-8036.2017.5058. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e5058. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)