Estado do Direito e Direito do Estado
Comentários à Conferência do Professor Dr. Paulo Ferreira da Cunha
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2021.37040Palavras-chave:
Estado, Direito, Democracia, CriseResumo
O presente texto tem a pretensão de adentrar e discutir algumas das inúmeras questões sobre a relação entre Direito e Estado trazidas ao debate pelo Professor Dr. Paulo Ferreira da Cunha, na Conferência intitulada “O Estado do Direito e o Direito do Estado”. Assim, explorará a crise da democracia contemporânea a partir da mencionada relação e procurará indicar elementos necessários a sua solução.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
BECK, Ulrich. A metamorphose do mundo. Novos conceitos para uma nova realidade. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
BLOCH, Ernst. O Princípio Esperança. Trad. Nélio Schneider/ Werner Fucks. Vol. 1. Rio de Janeiro. Contraponto, 2005.
CAMUS, A. Lyrical and Critical Essays. Tradução: E.C. Kennedy. New York: Vintage Books, 1970.
FERREIDA DA CUNHA, Paulo. Constituições sem artigos - Projetos literários de engenharia social. Revista Internacional d”Humanitats. Barcelona, n. 56, set/dez, 2022.
FERREIRA DA CUNHA, Paulo. Aproximações a um Direito Fraterno Humanista. International Studies on Law and Education. São Paulo, n. 39, set/dez, 2021.
FERREIRA DA CUNHA, Paulo. Pensar o Estado. Lisboa: Quid Juris, 2009.
FERREIRA DA CUNHA, Paulo. Prudência, liberdade de pensamento e preconceito na sociedade da informação. Revista Brasileira de Estudos Constitucionais – RBEC. Belo Horizonte, ano 10, n. 36, p. 145-160, set./dez. 2016.
FERREIRA DACUNHA, Paulo. O Estado do Direito e o Direito do Estado. Palestra proferida no I Encontro Internacional da Revista de Ciências do Estado, em 26/07/2021.
FUSARO, Diego. Filosofia e speranza. Saonara: Il Prato, 2012.
HORTA, José Luiz Borges. História do Estado de Direito. São Paulo: Alameda, 2011.
LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo. Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Trad. Ivone Benedetti. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
MANGABEIRA UNGER, Roberto. O homem despertado. Imaginação e esperança. Trad. Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020. p. 224 e seg.
PÉRISSÉ, GabrieL. O Fanatismo Religioso é um Ateísmo. Correio da Cidadania. São Caetano do Sul, publicado em 4 de setembro de 2007.
SALGADO, Joaquim Carlos. O Estado Ético e o Estado Poiético. Revista do Tribunal de Contas, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 37-68, abr./jun. 1998.
SALGADO, Karine. O ódio à política e a política do ódio. Palestra proferida no evento Imaginar o Brasil em 18/06/2020.
SHELLY, Mary Wollstonecraft. Frankenstein. Or the modern Prometheus. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pp000020.pdf, consulta em 23/10/2021.
SÓLON, Fr. 11. In: LEÃO, Delfim Ferreira. Sólon. Ética e política. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.
TUCÍDIDES. La guerre du Peloponnese. Trad. Jacqueline de Romilly. Paris: Les belles lettres, 1953. 7, 777.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karine Salgado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.