Educação, tecnologia e direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2023.48057

Palavras-chave:

Direitos humanos, Educação, Tecnologia, Cultura dos incultos

Resumo

O texto, partindo de uma reflexão sobre a saga histórica dos direitos humanos rumo à sua efetivação, assume dois momentos fundamentais e não sucessivos neste processo: a consciência ou educação em direitos humanos e a atuação dos cidadãos como sujeitos de direitos humanos para efetivação destes direitos. Assim, o artigo tem como objetivo avaliar como a tecnologia, para além dos impactos e transformações operadas na sociedade contemporânea, pode contribuir para um avanço tanto na educação quanto na atuação dos indivíduos como promotores de direitos humanos. Para tanto, foram utilizados estudos sobre a sociedade contemporânea e sobre os direitos humanos, articulados à luz das novas tecnologias.

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Biografia do Autor

Karine Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Direito da UFMG, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1690-2207. Contato: karine.salgado@gmail.com.

Gabriel Afonso Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, sob orientação da Profª. Drª. Karine Salgado. Mestre em Direito e Bacharel em Ciências do Estado pela mesma instituição. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9699-4411. Contato: gabriel-afonso@ufmg.br.

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Publicado

11-12-2023

Como Citar

SALGADO, K.; CAMPOS, G. A. Educação, tecnologia e direitos humanos. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 1–15, 2023. DOI: 10.35699/2525-8036.2023.48057. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e48057. Acesso em: 24 abr. 2024.

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