O bem comum como espinha dorsal d'As Leis de Platão
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2023.45907Palavras-chave:
Comum, Bem, Leis, PlatãoResumo
Platão considerava o bem comum como instância unificadora da vida em comunidade na pólis e, por isso, como objetivo fundamental para o qual as leis, o Estado e os cidadãos deveriam convergir. O sentido comunitário na busca do bem comum d’As Leis de Platão se contrapõe decisivamente à atomização da vida contemporânea. O objetivo deste artigo é investigar como Platão mobiliza o bem comum finalidade precípua do conjunto de leis (nomoi) da pólis. Para tanto, inicia com uma breve introdução sobre o arcabouço normativo no Diálogo As Leis e sua relação teleológica com o bem comum. Em seguida, destrincha dois mecanismos da obra para a construção do bem comum: a educação e a regulação estatal da distribuição da riqueza. Após, busca sintetizar os principais aspectos do que constitui o bem comum para Platão. Por fim, conclui com a necessidade de resgatarmos a noção de bem comum como categoria filosófico-política de destaque para a construção de uma nova sociedade.
Referências
ARAÚJO, Carolina. Liberdade de indiferença e autoridade individual: a República de Platão sobre a democracia. In: SEBASTIANI, Breno Battistinet (coord.). A Poiesis da Democracia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
ARAÚJO, Carolina. Philosopher-kings: a Communitarian Political Project. In: REID, Heather L; TANASI, Davide. Philosopher Kings and Tragic Heroes: Essays on Images and Ideas from Western Greece. Fonte Aretusa: Parnassos Press, 2016.
DARDOT, Piérre; LAVAL, Christian. A Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
DE COULANGES, Fustel. A Cidade Antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martin Claret, 2009.
DOISTOIÉVSKI, Fiodor. Crime e Castigo. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Ed. Todavia, 2019.
JAEGER, Werner. Paidéia, a Formação do Homem Grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
PLATÃO. A República. Trad. Edson Bini. 3ª ed. São Paulo: Edipro, 2019.
PLATÃO. As Leis. Trad. Edson Bini. 3ª ed. São Paulo: Edipro, 2021.
WOOD, Ellen. Democracia contra Capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gustavo Livio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.