ASSEMBLAGE-INTERDISCIPLINAR COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Josie Agatha Parrilha Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Arte e Ciência, Assemblage-Interdisciplinar.

Resumo

O  artigo é resultado de uma proposta metodológica desenvolvida em uma pesquisa de Pós-Doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP-BAURU). Teve como objetivo apresentar uma discussão teórica sobre uma proposta metodológica para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares a partir da aproximação entre Arte e Ciência. Para isso desenvolvermos esta proposta metodologia, denominada Assemblage-Interdisciplinar. O tema da pesquisa foi a Lua, contudo, reporta-se a uma proposta em aberto e pode ser desenvolvida em outras pesquisas que busquem desenvolver possibilidades interdisciplinares, em especial, a partir da área de Artes Visuais.

Biografia do Autor

Josie Agatha Parrilha Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil

Professora de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Artes Visuais e Pedagogia. Mestre em Educação e Doutora em Educação para a Ciência a e Matemática. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, campus Ponta Grossa. Líder do Grupo de Pesquisa INTERART -   Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq). Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados às Artes Visuais e enfoque interdisciplinar (ênfase na relação Arte - Ciência)

Referências

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FAZENDA, Ivani. (Org.). A Pesquisa em Educação e as Transformações do Conhecimento. 12ª edição. Campinas: Papirus, 2012.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MARTINS, Joel. Um enfoque fenomenológico do curriculo: educação como poíesis. São Paulo: Cortez, 1992.

MERLEAU –PONTY, Maurice. O visivel e o invisivel. Trad. José Artur Gianotti e Armando Mora d´Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2007.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

SILVA, Josie Agatha Parrilha; DANHONI NEVES, Marcos Cesar. O codex CigoliGalileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano. Maringá: EDUEM, 2015.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 3ª ed. São Paulo: autores associados, 2006.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Como Citar

SILVA, J. A. P. ASSEMBLAGE-INTERDISCIPLINAR COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 23–43, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15495. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática