ASSEMBLAGE-INTERDISCIPLINAR COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Josie Agatha Parrilha Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Arte e Ciência, Assemblage-Interdisciplinar.

Resumen

O  artigo é resultado de uma proposta metodológica desenvolvida em uma pesquisa de Pós-Doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP-BAURU). Teve como objetivo apresentar uma discussão teórica sobre uma proposta metodológica para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares a partir da aproximação entre Arte e Ciência. Para isso desenvolvermos esta proposta metodologia, denominada Assemblage-Interdisciplinar. O tema da pesquisa foi a Lua, contudo, reporta-se a uma proposta em aberto e pode ser desenvolvida em outras pesquisas que busquem desenvolver possibilidades interdisciplinares, em especial, a partir da área de Artes Visuais.

Biografía del autor/a

  • Josie Agatha Parrilha Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Brasil

    Professora de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Artes Visuais e Pedagogia. Mestre em Educação e Doutora em Educação para a Ciência a e Matemática. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, campus Ponta Grossa. Líder do Grupo de Pesquisa INTERART -   Interação entre arte, ciência e educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq). Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados às Artes Visuais e enfoque interdisciplinar (ênfase na relação Arte - Ciência)

Referencias

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FAZENDA, Ivani. (Org.). A Pesquisa em Educação e as Transformações do Conhecimento. 12ª edição. Campinas: Papirus, 2012.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MARTINS, Joel. Um enfoque fenomenológico do curriculo: educação como poíesis. São Paulo: Cortez, 1992.

MERLEAU –PONTY, Maurice. O visivel e o invisivel. Trad. José Artur Gianotti e Armando Mora d´Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2007.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 23ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

SILVA, Josie Agatha Parrilha; DANHONI NEVES, Marcos Cesar. O codex CigoliGalileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano. Maringá: EDUEM, 2015.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 3ª ed. São Paulo: autores associados, 2006.

Publicado

2017-11-22

Número

Sección

Artículos - Sección temática

Cómo citar

ASSEMBLAGE-INTERDISCIPLINAR COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 23–43, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15495. Acesso em: 19 dec. 2024.

Artículos similares

1-10 de 105

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.