Primeiras cenas do teatro de imagens:
Uma pesquisa histórica
Palavras-chave:
dispositivos, primeiras imagens, teatro.Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa histórica sobre as primeiras imagens cênicas obtidas por meio de experimentos envolvendo o uso de dispositivos óticos, muitos dos quais utilizados antes mesmo do surgimento do cinema: a câmara escura, a lanterna mágica e a fantasmagoria. As primeiras imagens têm sua importância na criação de cenas cuja ambiência deve-se à relação estabelecida entre dispositivo, criador/manipulador, imagem e público.
Referências
DELLA PORTA, Giambattista. La magie naturelle ou les secrets et miracles de la nature. Paris: H. Daragon, 1993.
FULGENCE, Marion. Bibliothèque des merveilles. L’Optique. 3a ed. Revue par M. Privat Deschanel. Paris: Librarie Hachette et Cie, 1874.
GODWIN, Joscelyn. Athanasius Kircher. Le théâtre du monde. Paris: Imprimerie nationale Éditions, 2009.
MANNONI, Laurent. Le grand art de la lumière et de l’ombre. Archéologie du cinema. Paris:
Éditions Nathan, 1994.
______. Trois siècles de cinema: de la lanterne magique au Cinématographe. Collections de la Cinemathèque Française. Paris: Espace Électra, 1995.
MOYNET, Georges. Trucs et décors. Explication raisonnée de tous les moyens employés pour produire les illusions théâtrales. Paris: Librairie Illustrée, 1893.
POUGIN, Arthur. Dictionnaire historique et pitoresque du théâtre et des arts qui s’y rattachent. Paris: Librarie de Eirmin-Didot et Cie, 1885.
VIVIÉ, Jean. Prélude au cinéma. De la préhistoire à l’invention. Paris: L’Harmattan, 2006.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Gabriela Lirio Gurgel Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.