Primeiras cenas do teatro de imagens:

Uma pesquisa histórica

Autores

  • Gabriela Lirio Gurgel Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

dispositivos, primeiras imagens, teatro.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa histórica sobre as primeiras imagens cênicas obtidas por meio de experimentos envolvendo o uso de dispositivos óticos, muitos dos quais utilizados antes mesmo do surgimento do cinema: a câmara escura, a lanterna mágica e a fantasmagoria. As primeiras imagens têm sua importância na criação de cenas cuja ambiência deve-se à relação estabelecida entre dispositivo, criador/manipulador, imagem e público.

Biografia do Autor

Gabriela Lirio Gurgel Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil

Gabriela Lírio Gurgel Monteiro é fundadora e Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) e do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. É autora dos livros A procura da palavra no escuro (7Letras, 2001) e organizadora de Interseções: Cinema e Literatura (7Letras, 2010). Publicou em 2017, o minilivro de poesia Caderno de Viagem (7Letras, 2017). Desenvolve atualmente a pesquisa Teatro e Tecnologia (CAPES) e Autobiografia na cena contemporânea. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) (1995), Mestrado em Letras (1999), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado sanduíche - Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2002), sob orientação de Georges Banu. Em 2016, concluiu Estágio Sênior (CAPES/2016), com supervisão de Josette Féral, na Université Paris III- Sorbonne Nouvelle. 

Referências

DELLA PORTA, Giambattista. La magie naturelle ou les secrets et miracles de la nature. Paris: H. Daragon, 1993.

FULGENCE, Marion. Bibliothèque des merveilles. L’Optique. 3a ed. Revue par M. Privat Deschanel. Paris: Librarie Hachette et Cie, 1874.

GODWIN, Joscelyn. Athanasius Kircher. Le théâtre du monde. Paris: Imprimerie nationale Éditions, 2009.

MANNONI, Laurent. Le grand art de la lumière et de l’ombre. Archéologie du cinema. Paris:

Éditions Nathan, 1994.

______. Trois siècles de cinema: de la lanterne magique au Cinématographe. Collections de la Cinemathèque Française. Paris: Espace Électra, 1995.

MOYNET, Georges. Trucs et décors. Explication raisonnée de tous les moyens employés pour produire les illusions théâtrales. Paris: Librairie Illustrée, 1893.

POUGIN, Arthur. Dictionnaire historique et pitoresque du théâtre et des arts qui s’y rattachent. Paris: Librarie de Eirmin-Didot et Cie, 1885.

VIVIÉ, Jean. Prélude au cinéma. De la préhistoire à l’invention. Paris: L’Harmattan, 2006.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-29

Como Citar

MONTEIRO, G. L. G. Primeiras cenas do teatro de imagens: : Uma pesquisa histórica. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 8, n. 16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15594. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta