A Licenciatura para Dança na Escola de Belas Artes da UFMG
Nem tudo são flores, mas já é possível construir um belo buquê
Palavras-chave:
Dança, Formação de professores, LicenciaturaResumo
Este ensaio propõe uma reflexão a partir do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Dança - Modalidade Licenciatura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Considerando que o dançar e o ensinar dança constituem conhecimentos inerentes à experiência de aprendizado no e pelo corpo, apresenta-se os caminhos que foram e estão sendo trilhados na proposição de formação superior em dança nessa instituição. Tal proposta abre-separa todo tipo de formação estilística prévia dos pretendentes, partindo de princípios de organização do movimento presente em todas as danças e estruturando-se sobre três eixos centrais: um teórico, outro prático-teórico e outro didático-pedagógico, somados a dois aprofundamentos artísticos pedagógicos.
Referências
ALVARENGA, Arnaldo Leite de; PIMENTEL, Lúcia Gouvêa; RIBEIRO, Mônica Medeiros. Projeto político-pedagógico do curso de graduação Licenciatura em Dança da Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2009.
BRASIL. Reestruturação e expansão das universidades brasileiras – REUNI. Ministério da Educação e Cultura. 24 fev. 2010. Disponível em: <http://reuni.mec.gov.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=100&Itemid=81>. Acesso em: 21 maio 2018.
BRASIL. Presidência da República. Decreto Nº 6.096. 24 abr. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm>. Acesso em:
maio 2018.
BRASIL. Resolução do Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno 002/03 de julho de
<http://portal.mec.gov.br/observatorio-da-educacao/323-secretarias-112877938/
orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015>. Acesso em: 21 maio 2018.
DAMÁSIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
GREINER, C. Arte na universidade para germinar questões e testar procedimentos. In: XAVIER, Jussara; MEYER, Sandra; TORRES, Vera. Tubo de ensaio: experiência em dança e arte contemporânea. Florianópolis: edição do autor, 2006.
LABAN, Rudolf Von. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Proposta de formação transversal: saberes tradicionais. Prograd: UFMG, 2015.
VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antônio. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Arnaldo Leite de Alvarenga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.