Trajeto davidoso do Teatro da Cura
Uma encenação-quiasma em atos de agradecer e transformar
Palavras-chave:
Encenação-Quiasma, corpo-casa, dádivaResumo
O presente artigo tem como objeto investigativo um projeto experimental que se reconhece como Teatro da Cura, especificamente, o movimento criador da encenação-quiasma intitulada, Oh de casa! Posso entrar para cuidar? produzido, dirigido e encenado pelo grupo de teatro Coletivas Xoxós de Belém do Pará. A estrutura desta encenação-quiasma compreende dois cardápios de encenação: agradecimento e transformação. A casa-teatro solicitante escolhe o cardápio que deseja receber. No corpo do texto, os atos de agradecimento e transformação são analisados como fatos sócio-antropo-mágicos sob a luz da Teoria da Dádiva proposta por Marcel Mauss; seus procedimentos poéticos in process convocam os cuidados de si e da vida sob a régia das artistas da cena. A compreensão do Teatro da Cura aqui proposta encontra amparo nas reflexões teóricas sobre teatro defendidas por Eugênio Barba, Nicola Savarese e Peter Brook.
Referências
BARBA, Eugenio; Além das Ilhas Flutuantes. trad. Luis Otávio Burnier, São Paulo – Campinas: Editora HUCITEC,1991.
BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. São Paulo/Campinas : Unicamp/Hucitec, 1995.
BROOK, Peter. O Teatro e seu espaço. Lisboa: Orfeu Negro, 2007.
KARSENTI, Bruno. Marcel Mauss. Le fait social total. Paris : PUF, 1994.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Introdução. A obra de Marcel Mauss. In: Sociologia e Antropologia Volume II. São Paulo: EPU, 1974.
MARTINS, Paulo Henrique. A Sociologia de Marcel Mauss: Dádiva, Simbolismo e Associação. In: Revista Crítica de Ciências Sociais [Online], 73/ 2005, colocado online no dia 01 de Outubro 2012, criado a 15 de julho 2015. URL: http://rccs.revues.org/954;DOI: 10.4000/rccs.954
MAUSS, Marcel. Ensaio Sobre a Dádiva. Formas e Razão da Troca em Sociedades Arcaicas In: Sociologia e Antropologia Volume II. São Paulo: EPU, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Ivone Xavier de Amorim ALMEIDA, Wladilene de Sousa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.