O FIM DA ARTE SEGUNDO BEUYS
Palavras-chave:
Joseph Beuys, arte e política, arte do século XX.Resumo
No texto, Michaud discorre sobre o pensamento do alemão Joseph Beuys, o qual é perpassado por conceitos românticos de mito, rito e pela crença inabalável na arte como instrumento de Liberdade, de regeneração da autoconsciência, dos valores espirituais e de reestruturação social. Pontua a indignação do artista diante do estado de crise da civilização européia, no pós-guerra, e da perda da unidade e da hegemonia cultural alemã, com a instauração do nazismo. Por meio do engajamento político, do poder das ideias e de ações estritamente conectadas com a vida e com a história alemã e europeia, caberia aos artistas, conforme Beuys, se envolverem na reconstrução da pátria mítica, livre de conflitos sociais e ideológicos.
Referências
ARENDT, Hannah, La crise de la culture, Paris: Gallimard, 1972.
BEUYS, Joseph. Entrevista concedida a Irmeline Lebeer. Cahiers du Musée National d'Art Moderne, n° 4, 1980.
______. Entrevista concedida a Bernard Lamarche-Vadel. Canal, n° 58-59, inverno de 1984-85.
______. Entrevista concedida a Hagen Lieberknecht. In: Catalogue des dessins de Joseph Beuys, tomo 1, Colônia: Schirner, 1972.
______. Discours sur mon pays: l'Allemagne. Munique: C. Bertelsmann, 1985. Trad. fr. In: Pour la mort de Joseph Beuys, nécrologies, essais, discours. Bonn: Inter Nationes, 1986.
______. Entrevista concedida a Achille Bonito Oliva em jun. 1984. In: LAMARCHE-VADEL, B. Joseph Beuys, is it about a bicycle? Paris/Verona, 1985.
______. Entrevista concedida a Elizabeth Ron em out. 1981, In: LAMARCHE-VADEL, B. Joseph Beuys, is it about a bicycle?, Paris/Verona, 1985.
______. Entrevista concedida a Lamarche-Vadel em ago. 1979, In: LAMARCHE-VADEL, B. Joseph Beuys, is it about a bicycle? Paris/Verona, 1985, p. 91-93.
______. Entrevista concedida a Friedhelm Mennekes. In: GRINTEN, F. J. van der; MENNEKES, F. Menschenbild, Christusbild, Stuttgart, 1981. Trad. fr. In : Pour la mort de Joseph Beuys, nécrologies, essais, discours, Bonn: Inter Nationes, 1986.
BRENNER, Hildegard. La politique artistique du national-socialisme, trad. STEINBERG, L. Paris: Maspéro, 1980.
RICHARD, Lionel. Le nazisme et la culture, Paris: Maspéro, 1978.
Downloads
Arquivos adicionais
- Joseph Beuys. Conferência política, 1980. Galeria Lucrezia de Domizio, Pescara. Fotografia: Buby Durini. Fonte: MICHAUD, Éric. The ends of art according to Beuys. October, Cambridge: MIT Press, p. 36-46, p. 45, primavera de 1987, p. 45.
- Permissão do Prof. Eric Michaud para publicação da tradução do artigo
- Artigo original "La fin de l'art selon Beuys", de Eric Michaud
- Versão corrigida do artigo: O fim da arte segundo Beuys
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.