DISCURSO DE PROMOCIÓN
acumular imagens, vislumbrar imaginários
Palavras-chave:
Discurso de Promoción, Yuyachkani, Imagem., Imaginário PolíticoResumo
Este artigo discute o espetáculo Discurso de Promoción (2017), do grupo peruano Yuyachkani. O texto analisa como o procedimento de acumulação de imagens ligadas à história do Peru apresentou-se como um meio de reação aos processos antidemocráticos presentes desde a independência do país. A partir de diferentes pontos de vista sobre a capacidade da arte propiciar a reflexão e a interferência sobre a realidade, apresenta alguns dos procedimentos eleitos por criadores que estão ligados ao campo expandido da arte na América Latina desde o início da década de 1970. Busca-se também indagar se por meio de tal acúmulo de imagens históricas seria possível constituir um modo de vislumbrar outros imaginários políticos possíveis.
Referências
BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
___________________. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio D´água, 1991.
DE HOLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pós-moderno e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Quando as imagens tocam o real”. In: Revista Pós, n. 4. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2012, pp. 206-219.
_______________________. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: N -1 Edições, 2013.
HUYSSEN, Andreas. “Mapeando o pós-moderno”. In: DE HOLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pósmoderno e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991, p. 15-80.
JAMESON, Fredric. “Pós-modernidade e sociedade de consumo”. In: Revista Novos Estudos CEBRAP, n. 12. São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, 1985, pp. 16-26.
RANCIÈRE, Jacques. “O Dissenso”. In: NOVAES, Adauto. A Crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
PORTOCARRERO, Gonzalo. “¿Inacabadas Ruinas? Notas críticas sobre el imaginario peruano”. In: SALCEDO, Américo Meza; SULCA, Ricardo Soto (Org.). Racionalidad e Irracionalidad en la Cotidianidad del Sujeto. Huancayo, 2006.
SOUZA, Carla Dameane Pereira de. A Encenação do Sujeito e da Cosmogonia Andina no Teatro Peruano: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. Tese de doutorado.
SÁNCHEZ, José; BELVIS, Esther (Org.). No hay más poesía que la acción – Teatralidades expandidas y repertórios dissidentes. México D.F.: Paso de Gato, 2015.
VICH, Victor. Nada que celebrar. Lima: La Mula, 2017. Crítica do espetáculo. Disponível em: https://victorvich.lamula.pe/2017/05/20/nada-que-celebrar/victorvich/. Acessado em: 11/01/18.
RUBIO, Miguel. Discurso de Promoción. Lima: Grupo Cultural Yuyachkani, 2017. Programa do espetáculo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.