DISCURSO DE PROMOCIÓN

acumular imagens, vislumbrar imaginários

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15609

Keywords:

Discurso de Promoción, Yuyachkani, Imagem., Imaginário Político

Abstract

Este   artigo   discute   o   espetáculo  Discurso   de   Promoción  (2017),   do   grupo   peruano Yuyachkani. O texto analisa como o procedimento de acumulação de imagens ligadas à história do Peru apresentou-se como um meio de reação aos processos antidemocráticos presentes desde a independência do país. A partir de diferentes pontos de vista sobre a capacidade da arte propiciar a reflexão e a interferência sobre a realidade, apresenta alguns dos procedimentos eleitos por criadores que estão ligados ao campo expandido da arte na América Latina desde o início da década de 1970. Busca-se também indagar se por meio   de   tal   acúmulo   de   imagens   históricas   seria   possível   constituir   um   modo   de vislumbrar outros imaginários políticos possíveis.

Author Biography

  • Paola Lopes Zamariola, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

    Paola Lopes Zamariola, através do fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo, desenvolve pesquisa de doutorado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Dra. Sílvia Fernandes. É mestra em Artes Cênicas pela mesma instituição e também possui especialização em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Trabalha como atriz, diretora e diretora de arte, além de realizar projetos que envolvem práticas artísticas e pedagógicas. Desde 2016 é editora da Revista Aspas. Contato: paola.lopes.zamariola@gmail.com.

References

BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

___________________. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio D´água, 1991.

DE HOLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pós-moderno e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

DIDI-HUBERMAN, Georges. “Quando as imagens tocam o real”. In: Revista Pós, n. 4. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2012, pp. 206-219.

_______________________. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: N -1 Edições, 2013.

HUYSSEN, Andreas. “Mapeando o pós-moderno”. In: DE HOLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pósmoderno e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991, p. 15-80.

JAMESON, Fredric. “Pós-modernidade e sociedade de consumo”. In: Revista Novos Estudos CEBRAP, n. 12. São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, 1985, pp. 16-26.

RANCIÈRE, Jacques. “O Dissenso”. In: NOVAES, Adauto. A Crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

PORTOCARRERO, Gonzalo. “¿Inacabadas Ruinas? Notas críticas sobre el imaginario peruano”. In: SALCEDO, Américo Meza; SULCA, Ricardo Soto (Org.). Racionalidad e Irracionalidad en la Cotidianidad del Sujeto. Huancayo, 2006.

SOUZA, Carla Dameane Pereira de. A Encenação do Sujeito e da Cosmogonia Andina no Teatro Peruano: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. Tese de doutorado.

SÁNCHEZ, José; BELVIS, Esther (Org.). No hay más poesía que la acción – Teatralidades expandidas y repertórios dissidentes. México D.F.: Paso de Gato, 2015.

VICH, Victor. Nada que celebrar. Lima: La Mula, 2017. Crítica do espetáculo. Disponível em: https://victorvich.lamula.pe/2017/05/20/nada-que-celebrar/victorvich/. Acessado em: 11/01/18.

RUBIO, Miguel. Discurso de Promoción. Lima: Grupo Cultural Yuyachkani, 2017. Programa do espetáculo.

Published

2018-05-27

Issue

Section

Articles - Thematic section

How to Cite

DISCURSO DE PROMOCIÓN: acumular imagens, vislumbrar imaginários. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 51–66, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.15609. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15609. Acesso em: 19 dec. 2024.

Similar Articles

1-10 of 397

You may also start an advanced similarity search for this article.