DISCURSO DE PROMOCIÓN
acumular imagens, vislumbrar imaginários
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15609Keywords:
Discurso de Promoción, Yuyachkani, Imagem., Imaginário PolíticoAbstract
Este artigo discute o espetáculo Discurso de Promoción (2017), do grupo peruano Yuyachkani. O texto analisa como o procedimento de acumulação de imagens ligadas à história do Peru apresentou-se como um meio de reação aos processos antidemocráticos presentes desde a independência do país. A partir de diferentes pontos de vista sobre a capacidade da arte propiciar a reflexão e a interferência sobre a realidade, apresenta alguns dos procedimentos eleitos por criadores que estão ligados ao campo expandido da arte na América Latina desde o início da década de 1970. Busca-se também indagar se por meio de tal acúmulo de imagens históricas seria possível constituir um modo de vislumbrar outros imaginários políticos possíveis.
References
BAUDRILLARD, Jean. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
___________________. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio D´água, 1991.
DE HOLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pós-moderno e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Quando as imagens tocam o real”. In: Revista Pós, n. 4. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2012, pp. 206-219.
_______________________. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: N -1 Edições, 2013.
HUYSSEN, Andreas. “Mapeando o pós-moderno”. In: DE HOLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pósmoderno e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991, p. 15-80.
JAMESON, Fredric. “Pós-modernidade e sociedade de consumo”. In: Revista Novos Estudos CEBRAP, n. 12. São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, 1985, pp. 16-26.
RANCIÈRE, Jacques. “O Dissenso”. In: NOVAES, Adauto. A Crise da Razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
PORTOCARRERO, Gonzalo. “¿Inacabadas Ruinas? Notas críticas sobre el imaginario peruano”. In: SALCEDO, Américo Meza; SULCA, Ricardo Soto (Org.). Racionalidad e Irracionalidad en la Cotidianidad del Sujeto. Huancayo, 2006.
SOUZA, Carla Dameane Pereira de. A Encenação do Sujeito e da Cosmogonia Andina no Teatro Peruano: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. Tese de doutorado.
SÁNCHEZ, José; BELVIS, Esther (Org.). No hay más poesía que la acción – Teatralidades expandidas y repertórios dissidentes. México D.F.: Paso de Gato, 2015.
VICH, Victor. Nada que celebrar. Lima: La Mula, 2017. Crítica do espetáculo. Disponível em: https://victorvich.lamula.pe/2017/05/20/nada-que-celebrar/victorvich/. Acessado em: 11/01/18.
RUBIO, Miguel. Discurso de Promoción. Lima: Grupo Cultural Yuyachkani, 2017. Programa do espetáculo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Paola Lopes Zamariola
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License that permits sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal;
- Authors are permitted to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., the Creative Commons Attribution License).
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their home page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.
- It is the responsibility of the authors to obtain written permission to use in their articles materials protected by copyright law. Revista PÓS is not responsible for copyright breaches made by its contributors.